26/06/2011

Boas Férias

A todos os alunos, a EB1 de Sequeira deseja umas boas férias com muitas brincadeiras, muitos passeios e sobretudo muitas leituras!
Até Setembro!

21/06/2011

Visita à Torre de Menagem

Visita à Torre de Menagem


Trabalho Colectivo – 4ªA e 3ªA
Ontem, dia 7 de Junho, tivemos uma aula diferente. Fomos à Torre de Menagem e fizemos uma viagem ao passado.
Iniciámos a visita numa galeria/museu, onde uma técnica da Câmara Municipal nos falou sobre todos os povos que habitaram a nossa região.
Os vestígios mais antigos encontrados na nossa região referem-se à Pré-história.
Existem vários fragmentos de objectos utilizados nessa época (machado do Outeiro de São Miguel), mas o vestígio mais importante encontra-se ao ar livre, na freguesia de Pêra do Moço, é um monumento fúnebre conhecido como Anta ou Dólmen.
Avançámos rapidamente no tempo e chegámos à idade do Ferro, um período muito importante da história pois com a descoberta dos metais, o homem evoluiu muito. Existem vários objectos dessa época, fíbulas, braceletes, etc.
Um importante vestígio dessa época é o “Castro do Tintinolho”, uma construção de forma circular.
São também desse período vários fragmentos e inscrições feitas pelos Lusitanos, um povo guerreiro muito importante.
A nossa região foi depois ocupada por um povo muito importante e muito culto para a época, o povo Romano.
Dos Romanos existem muitos vestígios que se situam principalmente na estação arqueológica da Póvoa do Mileu.
Aprendemos que nas construções Romanas existia já o aquecimento central, e que a cobertura das casas era feita com telhas.
Na observação das relíquias arqueológicas continuámos a nossa viagem, e pudemos observar referências ao primeiro período do nosso país e à povoação que mais tarde, em 27 de Novembro de 1199 passou a ser a cidade da Guarda, com a entrega da Carta de Foral por D. Sancho I.
Seguiu-se depois a parte mais esperada da nossa Visita de Estudo, a subida à Torre de Menagem, que é o mais importante vestígio do Castelo da Guarda.
No alto da Torre a vista é magnífica. Podem ver-se quilómetros e quilómetros ao redor da Guarda.
A visita foi breve porque fazia muito vento e a temperatura estava baixa.
Descemos ao piso intermédio da Torre e pudemos ver e ouvir a história da nossa cidade, bem como o Foral.Seguiu-se a descida ao rés-do-chão da Torre onde, sentados num pequeno auditório, regressámos à actualidade e pudemos ver num filme 3D, os principais edifícios públicos da Cidade da Guarda.
Assim, terminou a nossa viagem no tempo. Regressámos à Escola muito entusiasmados com o que vimos e cada vez mais convictos de como é importante preservar bem o passado, para vivermos melhor o futuro.























15/06/2011

Muito nos honra esta menção

menção

A Ana Carolina, A Gabriela e a Joana Inês, da EB1 de Maçainhas, apresentaram dois contos ao Concurso de Contos (tema “A Floresta”) promovido pela BMEL.

Foram apenas dois trabalhos entre os mais de sessenta a concurso.

Havia, apenas, três prémios e cinco menções honrosas.

Pois bem, o conto apresentado pela Gabriela e pela Joana Inês foi distinguido com uma menção honrosa.

Parabéns às três brilhantes participantes!

008 Foram mais de uma centena os concorrentes. 019 Participantes certificadas.
017 Comemoração… 021 Menção (muito) honrosa!

06/06/2011

Para recordares a visita de estudo a Coimbra, observa o filme:

03/06/2011

VISITA DE ESTUDO A COIMBRA

Ontem, dia 31 de maio, fomos a Coimbra fazer uma visita de estudo.

Quando chegámos fomos ao Exploratório Ciência Viva onde realizámos muitas experiências para desenvolver a nossa capacidade de compreensão da ciência. Em seguida fomos ao Planetário, que era uma espécie de tenda, onde vimos os astros e adquirimos mais conhecimentos sobre astronomia.

Estivemos muito interessados nesta atividade, pois, foi muito prática.

Depois fomos ao Portugal dos Pequenitos onde visitámos casas que representavam vários países de língua portuguesa e objetos relacionados com eles. Visitámos casas e monumentos em miniatura.

Cerca das 13h e 30m fomos almoçar à cantina da universidade.

Da parte da tarde visitámos o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, mandado construir por Dona Mor Dias. Aí viveu e foi sepultada D. Isabel de Aragão depois de ter enviuvado do rei D. Dinis. Viviam lá freiras em clausura e meninas da alta nobreza, entre os nove e doze anos, onde eram educadas para um dia serem princesas ou rainhas. Quando estavam doentes não podiam sair, nem entrar um médico no mosteiro. Por isso, semeavam ervas aromáticas para fazerem os seus próprios medicamentos. Habitavam em quartos pequenos e individuais, comiam todas no refeitório e a cozinha estava ao lado, de frente para a fonte, onde lavavam as mãos antes das refeições.

O rio Mondego passava ali ao lado e ao alargar as margens, inundou o mosteiro. O túmulo onde estava sepultado o corpo de D. Isabel teve que ser deslocado para o segundo andar. A água começou a subir e decidiram construir um novo mosteiro num local mais elevado.

Ao novo mosteiro deram o nome de Santa Clara-a-Nova e para aí levaram o corpo da Rainha Santa Isabel, onde hoje se encontra.

Em 1990 decidiram remover o lixo e restaurar o antigo mosteiro. Esta obra demorou dez anos mas uma parte do mosteiro ainda se encontra por debaixo da horta.

A nossa visita terminou com um lanche no Jardim Botânico e por fim regressámos à Guarda.

Todos gostámos muito desta visita porque adquirimos muitos conhecimentos.



EB1 da Sequeira, 1 de junho de 2011

Turma do 3º Ano