27/11/2011

Para veres algumas fotos da vinda do escritor
Pedro Seromenho, clica na imagem.
No dia 25 de novembro, na biblioteca da nossa escola, pelas nove horas, recebemos a visita do escritor Pedro Seromenho. Todos sentados no chão, esperávamos alegres e ansiosos por este momento.
Quando o escritor começou a contar as suas histórias de sonho e de fantasia, ficámos admirados pois reconhecemos algumas que tinham sido lidas e exploradas na sala de aula. Era a “Felismina Cartolina e o João Papelão”, “O palhaço Avaria e o Planeta Avaria”, “Por que é que os animais não conduzem?”…
Falava tão bem que as suas palavras rimavam, pareciam ter música! É uma forma divertida de aprendermos. Focou temas importantes como a Reciclagem, a Segurança Rodoviária, o Amor,…
Espantados ficámos quando Pedro Seromenho, com um marcador, desenhou na tela um tubarão dentro de uma garrafa. Que talento!
Foi uma manhã muito divertida e ficou lançado o desafio de inventarmos uma história para aquela ilustração!
                                Texto coletivo – 2º e 3º Anos (Sala 2, Centro Escolar da Sequeira)

24/11/2011



Desafio Matemático – Nível I/II

Cada uma de quatro crianças dá um aperto
de mão a cada uma das restantes.
- Quantos apertos de mão vão ser dados?

- E se fossem 5 crianças?

- E 6 crianças?
**************************************************************

Desafio Matemático -
Nível III/IV

Observa o emaranhado e responde:

a)     Qual a soma dos números?

b)     Qual o algarismo que mais se repete?
c)     Qual o algarismo que está em falta?
d)  Soma os números pares e multiplica
pela soma dos números ímpares.
 

21/11/2011

No dia da cidade,
vinte e sete de novembro,
vai ser inaugurado o nosso Centro Escolar da Sequeira.
Eis o programa desse dia:

Hora
Atividades
Intervenientes











10h
-
13h


- Sessão de boas-vindas.

-Câmara Municipal da Guarda
-Junta de Freguesia de S. Miguel
-Agrupamento de Escolas Carolina Beatriz Ângelo
- Atuação dos alunos do Centro:
1-      Discurso/dramatização;
2-      Intervenções diversas subordinadas ao tema: “ A Escola é…”







-Dois alunos do 4º ano
 
-Jardim de infância
 -1º Ano
 -2º Ano
 -3º Ano
 -4º Ano

 – Apresentação de um filme: A nossa Escola…
-Docentes, alunos e funcionários do Centro Escolar da Sequeira
 – Entoação da canção:
"Hino do centro Escolar da Sequeira"
-Prof. Pedro Pinheiro
(Música)
-Comunidade educativa
 - Cápsula do Tempo:
depósito dos sonhos/desejos dos alunos deste Centro
-Todos os alunos
Já chegou mais um livro do autor Pedro Seromenho:
Maria Botelha, a garrafa aventureira.
Lê-o,
pois, vai cá estar, na sexta-feira, 25 novembro.
Clica na imagem.

16/11/2011

O São Martinho na E.B.1 C.T.J.Mª José

No dia 11 de Novembro houve S. Martinho na escola. Na parte da manhã tivemos aulas até ao almoço; lemos a lenda de S. Martinho, fizemos uma banda desenhada e pintámos e recortámos a “Maria Castanha”. Foi muito engraçado!          Depois do almoço, a senhora professora marcou os deveres mas ainda continuámos a fazer atividades. Quando chegou a hora do convívio com os meninos da outra escola, arrumámos as mochilas e fomos para o ginásio. Lá, comemos castanhas, bebemos sumos e brincámos; fizemos muitas brincadeiras.    Essa parte também foi muito divertida e engraçada.                   Por fim, arrumámos as coisas todas, limpámos o ginásio e, desde as 4 horas às 5 horas, tivemos ginástica.                                       Este dia foi fantástico,  maravilhoso ,divertido e espetacular.
Sara Nobre - 4º ano









O magusto da nossa escola - Centro Escolar da Sequeira - 3º ano / Sala 2


             No dia 11 de novembro, a nossa escola fez o tradicional magusto, como todos os anos se faz, para relembrar a boa ação de S. Martinho.

            Nesse dia, comemos castanhas assadas e, ao mesmo tempo, também cantámos várias canções.

            Era para fazermos uma fogueira com a caruma no pátio, mas como estava a chover, decidimos não a fazer. Então, as castanhas foram assadas no forno da padaria.

            A nossa turma comeu mais de dois tabuleiros de castanhas! É que estavam mesmo boas!

            O tempo foi pouco, nós queríamos ficar mais um bocadinho mas tínhamos de ir embora.

            Foi um dia muito divertido, mas era mais se tivesse aparecido um sol de verão!




14/11/2011


Quando partilhamos estamos a dividir.
Queres aprender a fazer contas de dividir?
Clica na imagem.

Da EB1 Pêra do Moço chegaram-nos estes dois textos que falam de duas curiosidades locais.

O castanheiro gigante

Em pleno interior beirão e nas proximidades da Escola Básica do Primeiro Ciclo de Pêra do Moço, onde a castanha e o castanheiro são bem visíveis por toda a região, existe um belo castanheiro que, pela sua grandeza e vetustez, há muito que a população o denomina de “castanheiro gigante”.

Assim sendo, esta população exibe com orgulho aquele que é considerado o maior castanheiro da Europa. Apontam-lhe cinco séculos de existência. Para o abarcarem são necessários, pelo menos, oito adultos.

Este castanheiro acaba por se transformar num verdadeiro ícone nacional e regional. Em pleno Outono e com a natureza a mostrar o que tem de melhor para nos dar, podemos ver na região e em redor daquele, lindos castanheiros e pessoas a apanhar castanhas debaixo deles.

Sabemos que as grandes variedades portuguesas de castanheiros são responsáveis pela produção das melhores castanhas, muito apreciadas a nível mundial e cada vez mais associadas à gastronomia. Os magustos que se fazem em novembro, por todas as escolas mostram a nossa tradição ligada a castanha e ao castanheiro.    



*********

As pedras que falam

 A palavra «Pêra» teve origem na palavra pedra, anta ou dólmen. O nome da freguesia de Pêra do Moço deriva de pedra que com o tempo evoluiu para Pêra. São vários os casos de localidades que se chamam Pêra, e que tiveram a sua origem em pedra, dólmen ou anta.

A anta que se encontra no limite da freguesia de Pêra do Moço está associada ao nome desta, ao seu brasão, e a toda a sua história. É um monumento megalítico da pré-história, dos finais de IV a.C. Em 2001 foi recuperado e é neste estado que se apresenta a quem por lá passa.

A anta da Pêra do Moço é um monumento funerário. Os alunos da Pêra do Moço pesquisaram sobre a origem do nome e seu brasão e ainda, sobre os povos pré históricos e seus vestígios.

11/11/2011

Visita de estudo a Belmonte

Visita de Estudo a Belmonte

 4 de Novembro de 2011



Esta manhã, nós, alunos das turmas do 3º e 4ºA, do Centro Escolar da Sequeira  fomos a Belmonte fazer uma visita de estudo porque  aí  nasceu um navegador chamado Pedro Álvares Cabral que em 1500 descobriu o Brasil.

Primeiro, fomos no autocarro da Câmara Municipal durante meia hora. Quando chegámos fomos ao “Museu dos Descobrimentos” ver o mapa de Portugal, numa sala ao lado as rotas e as coisas mais importantes dos descobrimentos. Fomos a uma sala que parecia um barco, vimos um filme sobre a teoria da ocasião da chegada ao Brasil. Depois tínhamos de dar uma coisa a um indígena e ele dava-nos outra coisa em troca. Uma das salas mais estranhas foi a da prisão, tinha lá uma cela e sentimos a experiência de estar dentro dela. Havia outra sala onde estavam palavras, palavras e palavras, portuguesas e “brasileiras”, penduradas no teto. Noutra estavam coisas no chão, tocávamos nelas e ouviam-se instrumentos que tocavam música brasileira. Tínhamos outra onde íamos buscar uma coisa de madeira e aparecia o fruto que estava lá escrito. E a última sala foi uma onde estavam brasileiros (num filme).

Mas a dúvida ainda se mantém: Pedro Álvares Cabral foi descobrir o Brasil de propósito ou por acaso? Eu acho que foi de propósito.

Depois lanchámos ali na entrada do museu.
A seguir fomos ao castelo mas já não tínhamos muito tempo e por isso regressámos ao autocarro.
Eu gostei muito desta viagem.
Miguel Oliveira 3A Nº21                  EB 1 de Sequeira









Visita ao Museu dos Descobrimentos
      Hoje, sexta-feira, dia 4, fomos a Belmonte visitar o Museu dos Descobrimentos.
      Na primeira sala havia fotografias de monumentos de Belmonte e objetos encontrados em escavações, nesses monumentos. Na sala seguinte, havia um mapa de Portugal na horizontal, porque naquela época, no início dos descobrimentos, as pessoas ainda não tinham sentido de orientação.
      Na sala a seguir, no chão, havia datas de descobrimentos entre 1418 e 1498 e na parede havia dois painéis que diziam alguma coisa sobre essa descoberta e a sua rota.
       Na sala seguinte, havia cinco ecrãs, um com o nome dos marinheiros, outro com objetos, outro com os navios e dois com filmes dos descobrimentos.
       Mas a descoberta do Brasil não se sabe se foi de propósito ou por acaso.
       Nesta sala havia um grande ecrã onde vivemos uma aventura dentro de uma caravela. Neste caminho vimos as grandes dificuldades que os navegadores tiveram que ultrapassar.
       Depois chegámos ao Brasil e encontrámos um indígena, oferecemos-lhe cinco presentes e ele retribuiu-nos também com cinco coisas. Essa oferta simbolizava que nós vínhamos em paz.
        Nesta sala atravessámos fitas de fibra ótica que representavam a floresta da Amazónia. Ao fundo havia um ecrã grande com animais do Brasil.
       Depois do Brasil descoberto, o país começou a ser habitado. Mas havia pessoas que pensavam que ali a vida era melhor, mas acabaram por ser escravos. Eles trabalhavam muito para terem um prato de sopa. E de noite, cerca de 60 pessoas, os escravos, dormiam em pequenas celas.
      Havia uma sala muito divertida com dois ecrãs, onde estavam duas pessoas importantes. Quando nos aproximávamos aparecia a nossa cara no corpo deles. Nesta sala, tudo o que era branco ficava rosa. Esta era a sala da palavra. Muita gente pensa que a língua do Brasil é o brasileiro, mas não, é o português.
      No carnaval ouve-se muito falar do Brasil porque nessa época dança-se o samba e há uma grande festa. Nós também nos divertimos muito nesta sala pois dançámos o samba e tivemos a oportunidade de escolher os instrumentos musicais.
      Em Portugal apregoam-se produtos, mas no Brasil apregoa-se de outra maneira. Nesta sala aprendemos os pregões do Brasil!
     Com muita pena chegámos à última sala, a sala da despedida. A aventura terminava...
     Depois fomos visitar o castelo. Lá dentro havia um anfiteatro ao ar livre. No verão, fazem-se lá espetáculos!
    Belmonte é uma terra importante pois está ligada a Pedro Álvares Cabral e lá se encontra a sua estátua. Ele descobriu o Brasil, em 1500.

Bruno Fonseca – 4ºA         EB1 de Sequeira
Centro Escolar da Sequeira

09/11/2011

PROVA ORTOGRÁFICA DE NOVEMBRO

Os meninos que pretendem ter ZERO ERROS, deverão fazer especial atenção aos acentos 
nas palavras, pois que
não devem adormecer na caneta, mas sim,
ser colocados no sítio certo!... Ok?



Num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante e gelada.
S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo.
E, apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade.
Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de estio inundou a terra de luz e calor.
Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o ato de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso.
Semana da alimentação



            Dia 16 de Outubro foi o dia da alimentação e ao longo da semana, em conjunto com o Jardim de Infância, lemos livros e histórias relacionados com a alimentação.

            Para termos uma alimentação saudável devemos comer alimentos variados.

A roda dos alimentos tem grupos de tamanhos diferentes para sabermos de quais devemos comer em maior ou menor quantidade. 

            Esses alimentos contêm cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, sais minerais e hidratos de carbono de que o nosso corpo precisa.

            Devemos incluir nas nossas refeições alimentos de cores variadas para as tornar mais atrativas e mais saudáveis.

            Num dos dias da semana fizemos iogurtes e, na sexta-feira, para terminar em beleza a semana dedicada à alimentação, fizemos uma salada de fruta muito colorida e deliciosa, em que todos participámos.
Trabalho de grupo dos alunos da EB1 da Castanheira

04/11/2011

O escritor Pedro Seromenho visita as escolas do 1º ciclo do Agrupamento Carolina Beatriz Ângelo no dia 25 de novembro.
Se clicares no endereço, podes ver um dos seus livros para crianças.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=MbnCmdNJzIg