28/06/2013



Para recordarmos todos,
esta foi a festa de despedida dos alunos finalistas
do Centro Escolar da Sequeira.
Clica.

A TODOS UMAS BOAS FÉRIAS DE VERÃO!

09/06/2013


As profissionais da Farmácia vieram à EB 1 da Sequeira para falar, aos alunos do 3º e 4º anos, sobre a importância do sol, já que o verão se aproxima e, com ele, as férias grandes.
 Seguem alguns trabalhos e fotos.


Os benefícios do sol
O Sol é indispensável à vida.  

O Verão ainda não chegou mas nem por isso os raios solares deixam de exigir cuidados redobrados.

Para poder desfrutar os benefícios sem danificar a pele, deve-se aplicar um bom protetor solar. Se a sua cor for morena, use fator 30, se for clara e sensível, fator 50.

A exposição solar deve obedecer a regras e não deve haver exageros:

  • Ativa a circulação sanguínea.
  • Favorece o aproveitamento dos nutrientes.
  • Melhora os problemas de pele e as infeções por fungos.
  • Promove a síntese de vitamina D na pele, que favorece a fixação de cálcio nos ossos e dentes.
  • Aumenta o nosso mecanismo de defesa contra agentes infeciosos.
  • Sabia que a exposição solar é bom contra a depressão e a ansiedade?
  • Favorece a atividade intelectual, ajuda a pensar melhor.
  • Se der uns mergulhos, vai beneficiar também das propriedades anti-tumorais e anti-bacterianas da água do mar.

Os malefícios do Sol

Em doses excessivas, o Sol pode ser muito perigoso e provocar:

queimaduras solares: é o efeito nefasto imediato mais frequente de uma exposição ao Sol;

A longo prazo, surgem mais alguns efeitos nefastos.

aceleração do envelhecimento cutâneo, traduzido pelo aparecimento de manchas, tez amarela, rugas profundas, perda de densidade e elasticidade da pele.

 cancro cutâneo - provocado pelos raios ultra-violeta.

A proteção acima de tudo

Existem regras que devem respeitar-se, sempre, em caso de exposição solar:

1 - Evitar a exposição nas horas de maior intensidade solar;

2 - Aplicar o protector solar antes da exposição, em quantidade suficiente (duas camadas em vez de uma).

3 - Renovar a aplicação, generosa e frequentemente, sobretudo após o banho ou se transpirar excessivamente.

4 - Não expor crianças de tenra idade à luz directa do sol. Após cada banho, deverá secar-se a criança com uma toalha e renovar a aplicação do protector solar específico para este tipo de pele frágil.

5 - Deverá ter-se consciência que: determinados alimentos contribuem para melhorar a resistência da nossa pele ao Sol. Moléculas naturais como os carotenoídes, a vitamina C, presente nas frutas e legumes, ou a vitamina E contribuem para a fotoprotecção. No entanto, não substituem, de modo algum, uma boa protecção solar, indispensável em caso de exposição

Dermatologista________________________________________
______________________________________________________
______________________________________________________
_____________________________________________________









 

08/06/2013

Comemorar o Dia da Criança e do Ambiente

As turmas do 3ºA  e 4º B do Centro Escolar da Sequeira, na sexta feira, dia 7 de junho, comemoraram o Dia da Criança e do Ambiente com um percurso pedestre desde o alto de Famalicão até Valhelhas.
Chegados ao local almoçaram e participaram em várias atividades.
Foi um dia inesquecível!


04/06/2013

Para comemorar o dia mundial da criança lembrámos os seus direitos e fizemos este trabalhinho...









Seguem as diferentes etapas da execução do trabalhito.






Os alunos do 3º e 4º anos da Escola Básica da Sequeira do Agrupamento de escolas da Sé passaram por uma sensibilização aos mini desportos: o voleibol e o basquetebol.








03/06/2013

herbários

Estes são os trabalhos individuais do 3º período dos alunos do 3º B.
A maior parte dos alunos fez herbários mas há alguns que escolheram outro tema. O que é preciso é trabalhar...
Esperamos que os outros colegas estejam já na conclusão dos seus trabalhos. Todos eles se têm empenhado.










02/06/2013


Encontro com a escritora Maria Luisete Baptista   21/05/2013
Centro Escolar da Sequeira
 

   Ontem, nós,  alunos do  4º ano, fomos até à biblioteca para ver e ouvir a escritora Maria Luisete. Quando chegámos vimos três pessoas: um editor, a Maria Luisete e uma senhora da biblioteca Eduardo Lourenço.
  A Maria Luisete era mais velha do que nós pensávamos, pois já tinha netos, e era mais baixa.
  Quando nos sentámos, a senhora da biblioteca começou a falar e apresentou-nos a escritora. Esta, começou a falar e disse que esteve em Angola desde o 1º ano até à universidade e também disse que foi professora de Francês e de Português. Ela apresentou-nos algumas das suas obras como: “O Moleque das barrocas”, “A Mulemba”, “A gota de orvalho”, “No reino das maravilhas” e “A cidade dos imbondeiros”. Todos estes livros tinham sido ilustrados por ela menos um, que era “No reino das maravilhas” que tinha sido ilustrado por Fernando Saraiva. Quer dizer, o Fernando Saraiva deu-lhe aquelas imagens e ela, com as imagens, teve de fazer um livro, o que foi um desafio para ela.

  Foi então que vieram as perguntas. Muitas foram mas uma chamou-me a atenção que foi: “Onde é que você vive?” A resposta foi: “Na Figueira da Foz” e ela referia no livro “A Mulemba“ porque no final do livro dizia que a mãe que estava a contar a história vivia na Figueira da Foz e afinal era ela (a escritora). Ela contou-nos que o fruto do imbondeiro era o mucua e que era amarelo e muito bom, mas tinha que estar completamente seco para se comer.

   Eu gostei muito dela, foi muito simpática e nos livros dela só fala do que é verdade, o que é giro!

                          Beatriz    4ºB