As Janeiras
No Natal, os cânticos são uma parte importante das celebrações. Em certas regiões, e países, existe um costume em que grupos de crianças entoam cânticos e canções de Natal de porta em porta, na esperança de que as pessoas ofereçam doces, chocolates, dinheiro, … Esses cânticos de Natal de rua têm nomes diferentes e ocorrem em dias diferentes conforme os países:
- Na Grécia, no dia 24 de Dezembro, cantam-se as Kalandas.
- No Reino Unidos e nos Estados Unidos, no dia 26 de Dezembro cantam-se os Christmas Carols.
- Em Portugal cantam-se as Janeiras, a 6 de Janeiro, no Dia de Reis e, no mesmo dia, cantam-se em Espanha os Villancicos, geralmente acompanhados por pandeiretas e castanholas.
As Janeiras são uma tradição antiquíssima. Formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central, esta é uma versão mais recente, desejando um bom ano a todos os presentes. Nos grupos de janeireiros toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola, por exemplo. Em muitas aldeias esta tradição mantém-se viva, especialmente no Norte de Portugal e nas Beiras. As pessoas visitadas são, normalmente, muito receptivas aos cantores e aos votos que vêm trazer, dando-lhes algo e desejando a todos um bom ano. Então, canta-se assim:
Esta casa é tão alta É forrada de papelão Aos senhores que cá moram Deus lhes dê a salvação.
E aos que não abrem a porta canta-se uma canção a dizer que os janeireiros estão zangados, porque as pessoas não lhes ofereceram nada. É assim:
Esta casa é tão alta É forrada de madeira Aos senhores que cá moram Deus lhes dê uma diarreia.
Sem comentários:
Enviar um comentário