17/10/2010

DESAFIO DE ORTOGRAFIA DE OUTUBRO

Ora aqui está ele,
é o ditado de Outubro.
Preparados?
Olhem que já traz algumas palavras
abrangidas pelo novo acordo ortográfico!...
Mas se escreverem à moda antiga ainda estão correctas!...


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Por que precisamos de diferentes alimentos?

 Os alimentos que consumimos têm três funções principais: prover energia, formar e reparar os nossos organismos e proteger-nos contra as doenças. A maioria dos alimentos possuem uma mistura de nutrientes. Para nos mantermos saudáveis, devemos consumir uma boa mistura de alimentos todos os dias.
 ü  Os alimentos energéticos ajudam-nos a trabalhar e a manter-nos ativos. Estes são os alimentos básicos, como o milho, o arroz e a batata, gorduras, como o óleo vegetal e a gordura animal, e o açúcar. As gorduras e o açúcar só são necessários em pequenas quantidades para os adultos.
 ü  Os alimentos formadores ou reparadores ajudam as crianças a crescer e reparam os nossos organismos. Alguns exemplos são o amendoim, o feijão, a soja, a lentilha, o leite, os ovos e a carne. Os alimentos feitos com leite e qualquer alimento que contenha ossos comestíveis (tais como peixes pequenos ou peixe seco triturado) são boas fontes de cálcio, necessário para formar ossos fortes.
 ü  Os alimentos protetores contém vitaminas e sais minerais, que ajudam o organismo a funcionar sem problemas e protegem contra as doenças. A maioria das frutas e dos legumes são alimentos protetores.
A água potável limpa e também é importante para manter um organismo saudável.

Sem comentários: