Trabalho Colectivo – 4ªA e 3ªA
Ontem, dia 7 de Junho, tivemos uma aula diferente. Fomos à Torre de Menagem e fizemos uma viagem ao passado.
Iniciámos a visita numa galeria/museu, onde uma técnica da Câmara Municipal nos falou sobre todos os povos que habitaram a nossa região.
Os vestígios mais antigos encontrados na nossa região referem-se à Pré-história.
Existem vários fragmentos de objectos utilizados nessa época (machado do Outeiro de São Miguel), mas o vestígio mais importante encontra-se ao ar livre, na freguesia de Pêra do Moço, é um monumento fúnebre conhecido como Anta ou Dólmen.
Avançámos rapidamente no tempo e chegámos à idade do Ferro, um período muito importante da história pois com a descoberta dos metais, o homem evoluiu muito. Existem vários objectos dessa época, fíbulas, braceletes, etc.
Um importante vestígio dessa época é o “Castro do Tintinolho”, uma construção de forma circular.
São também desse período vários fragmentos e inscrições feitas pelos Lusitanos, um povo guerreiro muito importante.
A nossa região foi depois ocupada por um povo muito importante e muito culto para a época, o povo Romano.
Dos Romanos existem muitos vestígios que se situam principalmente na estação arqueológica da Póvoa do Mileu.
Aprendemos que nas construções Romanas existia já o aquecimento central, e que a cobertura das casas era feita com telhas.
Na observação das relíquias arqueológicas continuámos a nossa viagem, e pudemos observar referências ao primeiro período do nosso país e à povoação que mais tarde, em 27 de Novembro de 1199 passou a ser a cidade da Guarda, com a entrega da Carta de Foral por D. Sancho I.
Seguiu-se depois a parte mais esperada da nossa Visita de Estudo, a subida à Torre de Menagem, que é o mais importante vestígio do Castelo da Guarda.
No alto da Torre a vista é magnífica. Podem ver-se quilómetros e quilómetros ao redor da Guarda.
A visita foi breve porque fazia muito vento e a temperatura estava baixa.
Descemos ao piso intermédio da Torre e pudemos ver e ouvir a história da nossa cidade, bem como o Foral.Seguiu-se a descida ao rés-do-chão da Torre onde, sentados num pequeno auditório, regressámos à actualidade e pudemos ver num filme 3D, os principais edifícios públicos da Cidade da Guarda.
Assim, terminou a nossa viagem no tempo. Regressámos à Escola muito entusiasmados com o que vimos e cada vez mais convictos de como é importante preservar bem o passado, para vivermos melhor o futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário