14/02/2012

“ DIA DOS NAMORADOS “
S.VALENTIM
Valentim era um santo conhecido pela igreja católica e oriental, que dá nome ao dia dos namorados.
Na Roma antiga, havia um Imperador, que se chamava Cláudio Segundo e proibia a realização de casamentos entre jovens, para com o objetivo de o seu reino ficar mais poderoso. Cláudio Segundo acreditava que os jovens não casando alistar-se-iam com maior facilidade, não pensando tanto na família. No entanto, havia um Bispo na altura que praticava os casamentos às escondidas do Imperador. Esse Bispo chamava-se “VALENTIM“. O Bispo foi preso e condenado à morte. Durante o tempo que esteve preso, muitas jovens deitavam flores e bilhetes para a cela de Valentim com mensagens de AMOR. Entre as pessoas que lançavam as mensagens ao Bispo estava uma jovem fisicamente cega, filha do carcereiro da prisão, a qual conseguiu permissão de seu pai para o ir visitar.
Os dois acabaram por se apaixonar e daí deu-se um milagre, a jovem recuperou a visão. Valentim chegou a escrever uma carta de amor à sua amada com a seguinte assinatura: “ De seu Valentim “. Esta expressão ainda hoje se usa.
Valentim foi decapitado no ano de 270, no dia 14 de fevereiro.O dia 14 de fevereiro é a festa de S.VALENTIM, considerado em muitos países, como o dia dos “NAMORADOS”.

Sem comentários: