21/02/2014

CUIDA DAS TUAS COSTAS


Cuidar das Nossas Costas

  Na sessão de esclarecimento, no dia 5 de fevereiro, na biblioteca da escola, sobre “Como cuidar das nossas costas”, aprendi que, devemos ter alguns cuidados.
   A mochila por exemplo deve ser leve e adequada ao tamanho da criança. Devemos colocar amochila às costas, e pôr uma alça em cada ombro, para assim o peso ser equilibrado. Devemosfazer exercício físico. Também devemos evitar mochilas pesadas, e más posturas. O peso excessivo da mochila pode provocar sobrecarga nos músculos pescoço e ombros entre outros problemas.
 Muitas das posturas que por vezes adotamos, vão provocar-nos as tais dores de costas, que também são conhecidas por raquialgias. Quando estamos em frente ao computador devemos ter uma postura correta: os olhos ao nível do monitor, as mãos e os punhos apoiados. Os pés devem estar bem assentes no chão. Devemos usar o encosto da cadeira para suportar as costas. Existe toda uma série de posturas, que devemos adotar corretamente, tanto na escola, como em casa ou como noutro lugar qualquer, para que as nossas costas não venham a sofrer.

Francisco 3ºC



Num lindo dia de inverno,5 de fevereiro, eu e a minha turma fomos à biblioteca ouvir e participar numa sessão chamada ‘’Cuida das tuas Costas’’.

Pesaram-nos e também às nossas mochilas, e depois de pesar tínhamos de preencher uns questionários que nos entregaram. Depois de preenchermos os papéis explicaram-nos várias coisas sobre a coluna vertebral e as melhores maneiras de levarmos a nossa mochila e como arrumá-la.

Aprendi que devemos cuidar bem da coluna vertebral, da mochila e de nós próprios.

Gostei muito desta sessão feita por fisioterapeutas da Guarda.

Tiago Miguel 3º C

 
 
 
 
 
 
 
 


20/02/2014

O NÚMERO DE EMERGÊNCIA EUROPEU


O 112

No dia 14 de fevereiro, o Centro Escolar teve a visita da P.S.P. da Guarda. Eles falaram do dia do 112, que se comemorou a 11 de fevereiro.
Os polícias disseram-nos quando devíamos ligar para o 112, ou seja, só devemos ligar para o 112 quando há um acidente. Se houver um incêndio florestal ligamos para o 117.
Os senhores polícias também nos avisaram que não devíamos ligar para este número para brincarmos, porque isso é grave.
Eu gostei de ouvir as explicações dos senhores polícias.
Gonçalo Silva 3º C
 
O número de emergência europeu

No dia 14 de fevereiro, sexta-feira vieram à nossa escola os agentes da P.S.P.
Os senhores polícias explicaram-nos que o número 112, é um número de emergência europeu (só para os países que fazem parte da União Europeia). Este número dá para ligar à polícia, aos bombeiros...
Também nos explicaram que não devemos brincar com este número, pois podemos por em causa a vida de uma pessoa que esteja mesmo a precisar de ajuda, ou telefonar para perguntar a meteorologia ou as notícias!
Eu gostei muito desta sessão.

Pedro Boa  3ºC

 
 
 
 
 

A MISSÃO UP


                                                         MISSÃO UP

Na sexta-feira fomos à biblioteca escolar. Fomos ver e ouvir um senhor da Missão UP.
Falou-nos e mostrou-nos sobre as várias energias: eólica, hidráulica, biomassa e geotérmica que são as renováveis; gás natural, o carvão, o petróleo e a energia nuclear que são energias não renováveis.

A energia renovável é produzida pela natureza. O senhor que nos estava a explicar deu-nos uns cartões que representavam as várias energias a funcionar.

Eu aprendi a distinguir as energias renováveis das não renováveis.

As renováveis não se esgotam e as não renováveis esgotam-se e poluem mais o ambiente. Logo devemos optar pelas energias renováveis!

Eu cheguei à conclusão que as energias renováveis são o futuro!

 Ema Coelho    3º C
                                               

                                                             As energias

Dia 24 de janeiro veio à nossa escola um senhor falar sobre as energias.

 Aprendi que há energias renováveis e não renováveis.

As energias renováveis têm pouco impacto ambiental e podem ser reabastecidas. É a energia que vem de recursos naturais como o sol (energia solar), o vento (energia eólica), a água (energia hídrica), matéria orgânica de origem vegetal e animal (energia da biomassa), e a que provém do calor da terra (energia geotérmica).

As energias não renováveis são limitadas, não é possível repor o que se gasta. As principais são a energia nuclear e os combustíveis fósseis que são o petróleo, gás natural e carvão.

Nesta sessão também fiquei a saber que não devo deitar os cabelos e os papéis na sanita para não entupir a canalização.

              Bruna Ladeiro   -  3º C
 
 

 
Na biblioteca
Eu ouvi e aprendi, na biblioteca, como poupar energia.
Aprendi que devemos usar mais as energias renováveis e menos as energias não renováveis, porque as energias renováveis não acabam e as outras se as continuarmos a usar assim, vão acabar.
As energias renováveis são:
energia solar, eólica, hídrica, biomassa e geotérmica.
As energias não renováveis são: petróleo, gás natural, carvão e energia nuclear.
Deram-nos uns cartões, onde se via em 3D, o que nos ia explicando. 
 
Eva Francisca   3º C