21/02/2014

CUIDA DAS TUAS COSTAS


Cuidar das Nossas Costas

  Na sessão de esclarecimento, no dia 5 de fevereiro, na biblioteca da escola, sobre “Como cuidar das nossas costas”, aprendi que, devemos ter alguns cuidados.
   A mochila por exemplo deve ser leve e adequada ao tamanho da criança. Devemos colocar amochila às costas, e pôr uma alça em cada ombro, para assim o peso ser equilibrado. Devemosfazer exercício físico. Também devemos evitar mochilas pesadas, e más posturas. O peso excessivo da mochila pode provocar sobrecarga nos músculos pescoço e ombros entre outros problemas.
 Muitas das posturas que por vezes adotamos, vão provocar-nos as tais dores de costas, que também são conhecidas por raquialgias. Quando estamos em frente ao computador devemos ter uma postura correta: os olhos ao nível do monitor, as mãos e os punhos apoiados. Os pés devem estar bem assentes no chão. Devemos usar o encosto da cadeira para suportar as costas. Existe toda uma série de posturas, que devemos adotar corretamente, tanto na escola, como em casa ou como noutro lugar qualquer, para que as nossas costas não venham a sofrer.

Francisco 3ºC



Num lindo dia de inverno,5 de fevereiro, eu e a minha turma fomos à biblioteca ouvir e participar numa sessão chamada ‘’Cuida das tuas Costas’’.

Pesaram-nos e também às nossas mochilas, e depois de pesar tínhamos de preencher uns questionários que nos entregaram. Depois de preenchermos os papéis explicaram-nos várias coisas sobre a coluna vertebral e as melhores maneiras de levarmos a nossa mochila e como arrumá-la.

Aprendi que devemos cuidar bem da coluna vertebral, da mochila e de nós próprios.

Gostei muito desta sessão feita por fisioterapeutas da Guarda.

Tiago Miguel 3º C

 
 
 
 
 
 
 
 


Sem comentários: