11/10/2012

A VINDIMA


No dia cinco de Outubro fomos fazer a vindima a Gonçalo.
Quando lá chegámos já lá andavam pessoas e nós fomos para o quarto carreiro da vinha.
No fim do quinto carreiro fomos comer um lanche ao ar livre, debaixo dos pinhos.
De seguida fomos outra vez colher as uvas. Enquanto as colhíamos eu e o meu primo íamos comendo uvas.
Já estávamos quase a acabar quando se acabaram os sacos. Então tiveram que ir comprar mais a Caria. Chegaram de comprar os sacos, acabámos e foram carregá - los nas carrinhas.
Eram três horas quando chegámos à Quinta do Pina para almoçarmos. No fim do almoço fomos para o lagar que é na mesma quinta para esmagar as uvas. No lagar estavam duas máquinas que separavam os pés dos bagos das uvas e um grande tanque para onde iam as uvas já separadas e o sumo.
Dois homens davam os sacos a mais dois para despejarem na máquina. Mais tarde o meu primo entrou para o lagar para esmagar e mexer melhor as uvas com um ancinho. Daí a pouco entrei para o pé do meu primo também a esmagar.
Isso durou até às 20 horas.
Saí e fui tomar um banho.
Foi um dia maravilhoso, comprido, cheio de experiências e único que nunca irei esquecer.

 João Luís      4º B - Centro Escolar da Sequeira
 
 


 

Sem comentários: