11/11/2012


PROVA ORTOGRÁFICA DE
NOVEMBRO
Avó
   Tens noventa anos. És velha dolorida. Dizes-me que foste a mais bela rapariga do teu tempo - e eu acredito. Não sabes ler. Tens as mãos grossas e deformadas, os pés encortiçados. Carregaste à cabeça toneladas de restolho e lenha, albufeiras de água. De todo o pão que amassaste se faria um banquete universal. Criaste pessoas e gado, meteste os bácoros na tua própria cama quando o frio ameaçava gelá-los. Contaste-me histórias de aparições e lobisomens, velhas questões de família, um crime de morte. Trave da tua casa, lume da tua lareira - sete vezes engravidaste, sete vezes deste à luz.
  Não sabes nada do mundo. Não entendes de política, nem de economia, nem de literatura, nem de filosofia, nem de religião. Herdaste umas centenas de palavras práticas, um vocabulário elementar. Com isto viveste e vais vivendo. És sensível às catástrofes e também aos casos de rua, aos casamentos de princesas e ao roubo dos coelhos da vizinha.
  Mas porquê, avó, porque te sentas tu na soleira da tua porta, aberta para a noite estrelada e imensa, para o céu de que nada sabes e por onde nunca viajarás, para o silêncio dos campos e das árvores assombradas, e dizes, com a serena tranquilidade dos teus noventa anos e o fogo da tua adolescência nunca perdida: “O mundo é tão bonito!”

                                                                         José Saramago


CRIANÇAS QUE ESCREVERAM SEM ERROSSSS...

 
EB1 CASTANHEIRA
Gabriel - 4º ano

EB1 MAÇAINHAS
4º ano: Ana Carolina e Bruno Santos
EB1 PERA DO MOÇO: Gonçalo,Valentim, Micael, Hugo, Diogo do 4ºano, e Mariana do 3ºano

EB1 ROCHOSO
 3º ANO: Alexandra Teixeira Capelo e Joana Coito Silvano


EB1 SEQUEIRA
3º ANO A: Alexandre Martins Marques, Mariana Sabas Robalo, Rodrigo Monteiro Soares.


3º ANO B: Bibiana Gonçalves, Mª. Clara Dourado, Martim Lourenço
 

4 º ANO A: Maria Inês - Ana Catarina
 
 
4 º ANO B: Rita Dinis e Miguel Oliveira
 
 
 
EB1 TRINTA: 4º ano - Joana Beatriz. Eduardo
 

Sem comentários: