28/11/2012


Visita à Torre de Menagem
          O dia da cidade da Guarda foi dia vinte e sete de novembro. Para conhecer melhor o seu significado fizemos uma visita à Torre de Menagem da nossa cidade, no dia vinte e um. Fomos num autocarro da Câmara Municipal da Guarda, todos os alunos do 3º ano, do Centro Escolar da Sequeira.  
            Entrámos primeiro na Torre de Menagem onde vimos um filme em três dimensões sobre o património histórico da cidade. Subimos à Torre onde avistámos terras de Espanha, a Serra da Estrela,… É o ponto mais alto e faz da nossa cidade, a cidade mais alta de Portugal Continental. A Guarda era um local estratégico de defesa, pois estamos perto de Espanha. Vimos a história da Guarda em banda desenhada. D. Sancho I em 1199 concedeu Foral à Guarda, no dia vinte e sete de novembro. Tornou-a uma cidade e nessa carta escreveu os direitos e os deveres dos seus habitantes.
            A segunda parte da visita decorreu noutro edifício onde falámos da história da nossa região. Era a idade média, a idade moderna,.. Houve muitos povos a viver cá, os romanos, os árabes,… Observámos diferentes objetos que nos falavam destas diferentes fases.
 
               Concluindo, na Guarda existem muitos monumentos históricos: Sé Catedral, várias igrejas, as muralhas e as suas portas, casas antigas, museu,… A nossa cidade nasceu há 813 anos e tem vindo a mudar.
              Somos guardenses orgulhosos da nossa cidade e temos de a conhecer melhor. É nosso dever preservar a sua história para compreender o presente e preparar o futuro.

 Centro Escolar da Sequeira – 3º B

Sem comentários: