01/03/2013


A história "A que sabe a lua", de Michael Grejniec, Ed. Kalandraka, trata-se de uma fábula que permite perceber a importância da entreajuda entre os animais e, em último caso, entre os homens. A lua surge como o objecto de desejo de todos, motivando à cooperação e à interacção entre diferentes animais, alguns até rivais, que colaboram na missão comum de a alcançar. Além disso, é o desejo comum que apaga e faz esquecer as diferenças, facilitando a união final – «nessa noite os animais dormiram muito juntos».
Os alunos foram convidados a pesquisar sobre os animais, uma vez que são os personagens da história, e a escrever receitas (diferentes sabores). Vejam o trabalho feito pelos alunos do 3º B, do Centro Escolar da Sequeira.

AS TARTARUGAS
 

 As Tartarugas são répteis que se reconhecem facilmente pela presença da carapaça. Põem ovos protegidos por uma membrana e uma casca rija que retém a humidade. A pele é coberta por escamas e tem poucas glândulas. Pulmões bem desenvolvidos. Membros locomotores, com garras nos dedos, que lhes permitem andar,

A carapaça é um eficaz meio de defesa contra predadores, pancadas ou condições ambientais adversas. Para além disso, funciona como como um meio de camuflagem pois assemelhando-se nas cores e nas formas ao meio ambiente, permite à tartaruga passar despercebida aos olhos dos predadores.

De acordo com os diferentes habitats que colonizam, as tartarugas podem ser divididas em terrestes, marinhas e semi-aquáticas: marinhas, vivem perto de massas de água doce, onde buscam refúgio e alimentação (tartarugas de água doce).Terrestres, vivem exclusivamente em terra.

Quanto à alimentação, são pouco especializadas. A maior parte das espécies são omnívoras, comendo desde algas a plantas, insetos, caracóis, crustáceos e mesmo pequenos mamíferos e aves. Existem ainda espécies carnívoras, e outras, em menor número, herbívoras.

Reproduzem-se acasalando dentro ou fora de água e após certos rituais de corte, durante a época de atividade. As fêmeas depositam os ovos em terra, em buracos que escavam com as patas traseiras, voltando a tapá-los. O tempo de eclosão dos ovos e a determinação do sexo depende da temperatura do ninho.
Beatriz Maria Cruz Calheiros, 3º B
      
A girafa
A girafa é um mamífero ruminante de grande porte. Vive nas regiões secas e com árvores dispersas situadas nas savanas africanas do sul do deserto da Saara.
 Elas foram caçadas para extração de sua pele, grossa e resistente, mas atualmente a espécie é protegida. Fêmeas e machos são providos de dois ou quatro chifres curtos, rombudos e cobertos de pele veludosa.
A língua é longa (chega a medir até 40 cm de comprimento) e flexível. Utilizam-na, junto com o lábio superior, para arrancar as folhas dos ramos mais altos das acácias, que constituem um dos seus principais alimentos.
Cada animal tem seu próprio padrão de manchas.
A girafa pode alcançar 5,30m de altura, dos quais boa parte é constituída pelo pescoço. Caminha com passo travado, erguendo as duas pernas do mesmo lado ao mesmo tempo. Corre com grande velocidade, podendo chegar a 50km/h.
Vive em manadas, onde o macho maior parece dominar.
Duarte Martins, Nº 4 – 3º B
O LEÃO é um mamífero, um felino muito forte que vive em África, na savana de África.
  • Também há uma espécie de leão na Índia (Leão-da-Índia), mas está em vias de extinção.
    Dizem que na Índia há apenas cerca de 200 desses leões, portanto o "rei dos animais" vive quase só em ÀfricaSabias que a juba serve mesmo para o leão ficar mais majestoso e parecer maior e mais assustador?
    O macho que tiver a melhor juba tem mais probabilidades de se tornar o chefe do grupo!
  • Quando o leão nasce não tem juba; tem alguns pêlos de cor clara à volta do pescoço, que só começam a nascer por volta dos dois anos. Claro que aos cinco já tem uma juba enorme, com mais de 20 centímetros de comprimento!
  • Normalmente os leões têm entre 2 metros e meio e três metros de comprimento. E apesar de as fêmeas serem mais pequenas do que os machos, elas também são bastante grandes!
  • Para além do comprimento do corpo, o leão tem ainda uma cauda com mais um metro de comprimento, que termina num tufo de pêlos da cor da juba.
  • Sabias que um leão pode chegar a pesar 250 quilos? E a fêmea quase 200! São mesmo enormes...
    Um leão tem normalmente a altura de uma criança de seis anos! Nunca pensaste que fosse tão grande, pois não?
  • Diz-se que o rugir do leão é um dos mais assustadores e grandiosos sons produzidos pelos animais selvagens. É um som forte e rouco que assusta qualquer um.
    Imagina o medo que têm as pessoas que moram perto do Jardim Zoológico!
    Sabias que o rugido de um leão se consegue ouvir a oito quilómetros de distância?
  • Normalmente o leão ruge ao anoitecer. O seu rugido serve para avisar os outros leões que aquele território já está ocupado (principalmente se lá houver boa caça). Aliás, o trabalho do macho é quase só o de guardar o território e proteger as fêmeas e as crias.
  • O leão (ou a leoa, sobretudo ela) caça muito bem! Tem dentes muito fortes e também alguns mais pequeninos que servem juntos para rasgar e cortar a carne. Para ajudar na caça conta também com garras muito poderosas!
  • Sabias que o leão é um dos maiores carnívoros do mundo?
    Alimenta-se principalmente de zebras, veados, antílopes e girafas. Em média, uma fêmea precisa de cinco quilos de carne por dia e um macho de sete.
  • Dizemos "em média" porque às vezes a Natureza não é tão simpática e os leões podem ficar sem comer durante dois ou três dias. Por isso, quando a caça é farta, são capazes de comer 20 ou 30 quilos de carne de uma só vez!
  • Os leões passam quase todo o dia a dormir (como todos os felinos) e saem para caçar ao fim do dia ou à noite, que é quando os outros animais estão a dormir ou a beber.
  • Sabias que, habitualmente, quem comanda as caçadas são as leoas? Aliás, mesmo dentro do grupo das fêmeas há uma que comanda as outras nessa tarefa. Essa é a favorita do leão chefe que, sempre que é preciso usar a força, ajuda também (porque é mais pesado e pouco discreto).
  • Numa caçada, a leoa começa por rastejar por entre as ervas altas, observando a sua presa à distância. Se estiver a caçar sozinha, surpreende-a com um salto. Mas quando está em grupo usa a inteligência: com a ajuda das outras leoas, cercam e capturam a presa sem lhe deixar hipóteses de fuga!
  • A leoa fica prenha durante cerca de quatro meses e tem entre dois e seis filhotes de cada vez. Sabias que, quando nascem, os leõezinhos têm apenas dois quilos? Uma semana depois já são do tamanho de um gato adulto! Crescem muito depressa.
  • Durante as primeiras semanas de vida dos filhotes, a leoa mantém-se sempre em estado de alerta e defende muito bem a sua prole. Por prudência, ela muda a ninhada de lugar de três em três dias, transportando as crias uma a uma, com cuidado, segurando-as pelo pescoço com os dentes (não dói).
  • Sabias que, enquanto uma leoa está prenha, as outras leoas do grupo caçam e tratam dela? Depois das crias nascerem, são cuidadas por todas as fêmeas como se elas também fossem suas mães.
    Algumas até amamentam as crias das outras. Assim, é mais fácil adoptar uma que fique órfã.
  • Pois é, os leões são bichos muito sociais. Andam sempre em grandes grupos, ao contrário dos outros felinos que vivem quase toda a sua vida sozinhos. Assim têm mais hipóteses de sobreviver na savana.
  • Quando a leoa vai caçar, é o leão que fica com os filhotes (apesar de não brincar nada com eles).
  • Sabias que o leão já existiu no sul da Europa, em liberdade? E também na zona que é hoje o Próximo Oriente (Israel, Líbano, Síria, etc.) e no norte de África (Egipto, Tunísia, Líbia)? Claro que agora também existe nos Jardins Zoológicos, mas isso não conta!
  • Não se sabe exactamente quando é que os leões desapareceram da Europa, mas sabe-se que existiam na época dos romanos. Há documentos que contam que os leões atacavam os seus exércitos.
  • Como sabes, a fêmea do leão é a leoa, cuja maior diferença está no facto de não ter juba. Por outro lado também é mais leve, o que a torna mais rápida do que o macho.
  • Tanto o leão como a leoa têm o pêlo curto, como qualquer felino, e neles a cor é castanho amarelado. O macho tem uma juba muito grande em volta do pescoço de um tom castanho avermelhado
O LEÃO
O leão é um mamífero muito forte que vive em África.
A juba serve mesmo para o leão ficar mais majestoso e parecer maior e mais assustador. O macho que tiver a melhor juba tem mais probabilidades de se tornar o chefe do grupo. Os leões têm entre dois metros e meio a três metros de comprimento, as fêmeas são mais pequenas do que os machos. O leão tem ainda uma cauda com mais um metro de comprimento, que termina num tufo. Um leão pode chegar a pesar 250 quilos e a fêmea quase 200. Um leão tem normalmente a altura de uma criança de seis anos. O rugir do leão é um dos mais assustadores, é um som forte e roco que assusta qualquer um, consegue-se ouvir a quilómetros de distância. O seu rugido serve para avisar os outros leões que aquele território já está ocupado. O trabalho do macho é quase só o de guardar o território e proteger as fêmeas e as crias. O leão (ou a leoa, sobretudo ela) caça muito bem! Tem dentes muito fortes e também alguns mais pequeninos que servem juntos para rasgar e cortar a carne. Para ajudar na caça conta também com garras muito poderosas! O leão é um dos maiores carnívoros do mundo, alimenta-se de zebras, veados, antílopes e girafas; uma fêmea precisa de cinco quilos de carne por dia e um macho de sete. Os leões passam quase todo o dia a dormir e saem para caçar ao fim do dia ou à noite, quem comanda as caçadas são as leoas.
A leoa fica prenhe durante cerca de quatro meses e tem entre dois e seis filhotes de cada vez, quando nascem os leõezinhos têm apenas dois quilos. Crescem muito depressa. Durante as primeiras semanas, devido aos filhotes, a leoa mantém-se sempre em estado de alerta e defende muito bem a sua prole, ela muda a ninhada de lugar de três em três dias, transportando as crias uma a uma, com cuidado, segurando-as pelo pescoço com os dentes. Enquanto uma leoa está prenhe, as outras leoas do grupo caçam e tratam dela. Depois das crias nascerem, são cuidadas por todas as fêmeas como se elas também fossem suas mães.
 Os leões são bichos muito sociais. Andam sempre em grande grupo. Quando a leoa vai caçar é o leão que fica com os filhotes. Os leões desapareceram da Europa, mas sabe-se que existiam na época dos romanos. A fêmea do leão é a leoa, cuja maior diferença está no facto de não ter juba, também é mais leve, o que a torna mais rápida do que o macho. O leão como a leoa têm pelo curto, como qualquer felino, e neles a cor é castanho amarelado.                               
                                                                                Gonçalo, 3ºB












Os elefantes

Os elefantes são animais herbívoros e alimentam-se de ervas,                  gramíneas, frutas e folhas de árvores.
Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades. O período de gestação das fêmeas é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.
Devido ao seu porte, os elefantes têm poucos predadores. Exercem uma forte influência sobre as savanas, pois mantêm árvores e arbustos sob controle, permitindo que pastagens dominem o ambiente. Eles vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem de plantas.
              Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nos elefantes asiáticos.
               Durante a época de acasalamento, o aumento da produção de testosterona deixa os elefantes extremamente agressivos, fazendo-os atacar até humanos. Acidentes com elefantes utilizados em rituais geralmente são causados por esse motivo. Cerca de 400 humanos são mortos por elefantes a cada ano.
Pesquisa realizada por Bibiana Diogo Gonçalves, 3º B



 
Bolo de Requeijão

 - 1 requeijão
- 3 ovos 
- 1 chávena de açúcar
- 1 chávena de farinha
- 1 colher de fermento royal 
Bater o açúcar com os ovos, juntar o requeijão esmagado e por fim a farinha misturada com o fermento.
Unta-se uma forma com margarina e polvilha-se com farinha e vai ao forno mais ou menos 40 ou 50 minutos a 180 graus.
Nota: convém fazer a dobrar.3º Ano B - Ricardo Camurça 
Bolo de chocolate
Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 chávena de água morna
1 chávena de chocolate em pó
1 chávena de óleo
1 colher de chá de fermento
Modo de preparação:
Misturar as gemas com a água morna, juntar depois o açúcar, mexendo bem, e depois adicionar o chocolate em pó, a farinha e o fermento. Mexer bem. Depois adicionar as claras em castelo e depois o óleo.
 Pôr em forma quadrada, em forno pré-aquecido, durante 25 a 30 minutos.
3º B - Mª. Clara

BOLO DE LARANJA
  Ingredientes:
Ovos: 4
Açúcar:2 e 1/2chávenas de chá
Farinha: 2 chávenas de chá
Fermento: 3 e 1/2 colheres de chá
Sumo de laranjas médias: 2
Raspa de laranja:1/2
Preparação: Bater as gemas com o açúcar até fazer bolinhas. Juntar a farinha, o fermento, a raspa da laranja e o sumo. Por fim, juntar as claras em castelo. Numa forma de buraco deitar a massa, levar ao forno pré-aquecido a 160º e verificar a cozedura com a técnica do palito. Depois de estar cozido, deita-se num tachinho o sumo de uma laranja com 3 colheres de sopa de açúcar e leva-se ao lume até desaparecer por completo o açúcar. Rega-se o bolo com calma.
Uma sugestão: Acompanhar com rodelas de laranjas.
3º B - Raquel Poeta
Tarte flan (frutos)
Ingredientes:
A massa folhada
100 gr de farinha
100 gr de açúcar
1l de leite  
2 ovos
1 gema
1 pau de canela
Casca de limão
Modo de preparação:
Forrar uma torteira com a massa folhada, mesmo com o papel em que ela vem enrolada. Picá-la com um garfo e reservar. Depois dissolver num pouco de leite a farinha, os ovos e a gema. Num tacho levar ao lume o restante leite, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão. Quando ferver retirar do lume e tirar também o pau de canela e a casca de limão e juntar aos poucos a mistura da farinha e dos ovos, ir mexendo com a vara de arames, para mão formar grumos. Levar novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Deitar por cima da massa folhada e levar ao forno a 180º aproximadamente 40 minutos ou até estar douradinha. Se quiser dar outro sabor pode-se pôr fruta por cima partida aos bocadinhos (ananás).               
 3º Ano B - Marcelo Lourenço Cláudio
 

Sem comentários: