11/03/2014


Carnaval na escola
No dia vinte e oito de Fevereiro de dois mil e catorze festejámos o Carnaval no ginásio do Centro Escolar da Sequeira.
Os alunos vieram disfarçados de casa e foi pedido que utilizassem disfarces reutilizados. A avaliar pelo que aconteceu na nossa turma os meninos cumpriram, utilizaram o dos irmãos ou familiares.
O dia foi ocupado com atividades relacionadas com o Carnaval. Estávamos ansiosos e, preparado de manhã o ginásio, iniciámos o desfile pelas catorze horas e trinta minutos.
Deram entrada no ginásio alunos, auxiliares e professores bem disfarçados. Havia uma grande variedade de disfarces bonitos e coloridos.
Estava seleccionada a música, foi a mais alegre que encontrámos, e deu-se início ao desfile desde o ensino pré-escolar até ao quarto ano.
A nossa turma teve um bom desempenho, dançou e desfilou de forma ordeira e ao ritmo da música.
Houve momentos em que todos, alunos, auxiliares e professores se movimentaram dançando com o ritmo ativo.
Divertimo-nos muito.
Seguem alguns momentos registados.                                                4ºB-Centro Escolar da Sequeira
 
 
 
 
 
Carnaval no Mundo
            No mundo o Carnaval é uma grande festa ou um divertimento público. Todas as pessoas se disfarçam e vão aos bailes de máscaras mascarados.
            Em Paris, Veneza, Munique, Roma, Nápoles, Florença e Nice, no Carnaval, fazem manifestações folclóricas.
            Em Portugal, o Carnaval ocorre antes da quaresma. A quaresma são os quarenta dias antes da Páscoa, nesses dias as pessoas preparam a Páscoa.
            Em Portugal os Carnavais mais conhecidos são festejados em Ovar, Trás-os-Montes e Torres Vedras. Em muitas destas cidades utilizam como máscaras os bonecos chamados «Caretos».
            Na minha cidade, na Guarda, no Carnaval as pessoas e crianças costumam desfilar com o seu disfarce e vão ver a morte do grande galo. Noutras aldeias da cidade fazem cortejos e os carros alegóricos desfilam.
            Os pratos típicos do Carnaval da minha região costumam ser os enchidos, como o bucho, a morcela, o farinheiro, os espigos e os grelos.
            É bom que os portugueses festejem o Carnaval em Portugal, assim os estrangeiros vêm viver o Carnaval e ao comprarem disfarces, comida e ao gastarem o nosso combustível, o dinheiro vai rodando e, assim, gera riqueza.
            No Carnaval é muito bom que as pessoas, principalmente as crianças, tenham férias. Elas estão cansadas e se tiverem férias recuperam energias ficando mais motivadas e assim fazem melhor o seu trabalho.
            Na escola fizemos um desfile e eu fui disfarçada de «Draculaura» que é uma boneca das «Monster High». Foi o fato que vesti no ano passado, aproveitei-o, pois ainda me servia. No dia de Carnaval vesti-me de chinesa e fui às lojas ver os outros disfarces e mostrar o meu.
            O Carnaval é uma festa que é festejada em todo o Mundo: no Brasil, na Alemanha, em Roma, nos E.U., em todo o Mundo. Em cada país festeja-se o Carnaval em diferentes alturas.
            O Carnaval é para ser festejado e para esquecer a crise, devemos divertir-nos.

Bibiana, 4º B

Sem comentários: