11/12/2008

O NATAL NO TEMPO DOS MEUS PAIS

O Natal no tempo dos meus pais era mais ou menos assim: uns dias próximos do Natal a minha mãe e as minhas tias iam ao pinhal a pé, cortar um pinheirinho e apanhar musgos, para depois fazerem a árvore de Natal.

Enfeitavam o pinheirinho com bolas de plástico e alguns fios. Em cima do musgo colocavam-se algumas figuras: Nossa Senhora, S. José, o Menino Jesus, o burro, a vaca, um pastor, as ovelhas, o cão e os três reis magos.

No dia de consoada juntava-se a família e comia-se bacalhau, couves e batatas. A minha avó fazia alguns doces: bolos de abóbora, rabanadas, sonhos e filhós.

Não podia faltar o bolo-rei, que o meu avô gosta muito, as nozes e os figos.

Quanto às prendas eram poucas, quase sempre roupa ou calçado e um pai Natal de chocolate. Os brinquedos eram raros.

Era um Natal mais triste do que o Natal dos dias de hoje.

NATAL 2 Rodrigo de Jesus Matias

2.º Ano Turma B da EB 1 da Sequeira

Sem comentários: