19/11/2010

Castanhas quentinhas…

O MAGUSTO ESCOLAR

clip_image002Os alunos da escola da Casa de Trabalho Jesus Mª. José juntaram-se na escola E.B.1 do Rochoso para festejar o S. Martinho. Então os alunos levaram as suas coisas: sumos, bolos, batatas fritas, caruma e castanhas para assarmos.

clip_image004

Ao chegarmos à escola avistámos um belo sítio para arrumarmos as nossas coisas. Os meninos e meninas começaram a brincar, os meninos com as bolas para jogarem a bola.

clip_image006

As meninas pegaram nos arcos saltaram e fizeram várias coisas com eles. Outros brincaram às escondidas, às apanhadas, aos bonecos que dão na televisão e outros correram e saltaram.

clip_image008 As duas auxiliares assavam castanhas no assador para nós comermos. Nós assamos algumas numa fogueira onde usámos a caruma.

clip_image010

Para a fogueira fizemos uma cama de caruma onde depois os meninos do 1º.

e do 2º anos deitaram as castanhas que foram espalhadas. Pusemos outra camada de caruma e pegámos-lhe fogo para as assarmos e comermos.

clip_image012

Fizemos uma roda à volta da fogueira e cantámos várias canções sobre as castanhas.

Quando a fogueira estava mais pequena para não andarmos aos encontrões fizemos uma fila clip_image014para podermos saltá-la. Saltou um menino de cada vez. Ela ainda estava a arder mas as castanhas começaram a estalar e algumas pessoas assustaram-se.

clip_image016

Comemos as castanhas, enfarruscamo-nos todos, bebemos e comemos os restantes alimentos que partilhámos.

Foi uma bela tarde que passámos com todos os amigos. Partilhámos tudo, alimentos, brincadeiras, sorrisos, alegria, canções, …. Comemoramos assim o S. Martinho. É uma tradição que devemos preservar ao longo da nossa vida.

19/11/2010

Sem comentários: