25/11/2010

Trabalho realizado por alunos do 4º ano da turma B da E B 1 da Sequeira, já há algum tempo, mas só agora publicados.
A pobreza
A pobreza afecta o Mundo inteiro infelizmente.
Quem não se lembra dos meninos do Gana, que eram vendidos por uns míseros lucros?
Com quatro anos metiam-nos num barco de pesca, sem nenhumas condições.
Trabalhavam dia e noite, comiam simplesmente uma papa, alguns deles muito doentes e continuavam a ser explorados.
Não sabiam o que era brincar, amar ou simplesmente sorrir.
Mas não precisamos de ir tão longe, os nossos velhinhos que têm uma miséria de reforma, que a deixam nas farmácias.
Os portugueses já não sabem o que fazer. O desemprego e a subida de preços todos os dias.
As famílias cada vez recorrem mais às instituições de caridade.
Pois não têm recursos económicos para alimentos dos seus filhos.
Os sem-abrigo cada vez aumentam mais, e vasculham todos os dias os caixotes do lixo à procura de comida.
Os impostos a subir, constantemente.
Gostava de perguntar ao nosso presidente, qual é o futuro das crianças?
Será que amanhã temos dinheiro para estudar ou simplesmente pão na mesa para comer?             
Vanessa Marlene Cruz Reis Paula

Pobreza em Portugal não pára de crescer.
Os portugueses continuam a empobrecer. A conclusão é da Assistência Médica Internacional de acordo com os dados recolhidos no primeiro semestre do ano e nota-se uma tendência um crescente número de casos de pobreza e que a grande maioria das pessoas que pede auxílio encontra –se em plena idade activa , entre os 21 anos e os 59 anos de idade.
Este aumento de pobreza deve –se principalmente ao aumento do desemprego e outros  em situação precária, os baixos salários e o aumento dos impostos . E também devido ás catástrofes naturais, pois muito dinheiro que poderia ser utilizado para construir fábricas é utilizado reconstruir estradas, pontes e tudo o resto que for património local destruído
por catástrofes naturais.       Rodrigo Matias
Ser pobre é passar dificuldades, em todos os níveis.
É não ter dinheiro, para comer nem para se vestir e muitos tornam-se sem abrigos.
As pessoas pobres geralmente são oriundas de famílias numerosas. Sobrevivem do cultivo dos campos e como não dá muitas coisas, muitos passam fome.
Estas pessoas, muitas delas, não têm habilitações literárias, porque são introduzidas no mercado de trabalho muito novas, para garantir a subsistência da família, outras ficam em casa a tomar conta dos irmãos mais novos para assim os pais irem para o campo a trabalhar na agricultura.                                   
Miguel Pragana
 
O  motivo da pobreza
A pobreza pode ser entendida em vários sentidos, principalmente:
Carência material - tipicamente envolvendo as necessidades da vida quotidiana como (alimentação, vestuário, alojamento) e cuidados de saúde. Pobreza também neste sentido pode ser entendida como a carência de bens e serviços essenciais.
Carências de bens - é falta de recursos económicos nomeadamente a carência de rendimentos e riquezas (não necessariamente apenas em termos monetários).
A União Europeia, nomeadamente, identifica a pobreza em termos de “ distância económica “ relativamente a 60%, do rendimento mediano da sociedade.
Carência social - como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade.
Isto inclui a educação e a informação.      Filipa Coutinho dos Santos
A pobreza e os seus motivos
Os pobres vivem sem liberdade de acção e escolha perante certas ocasiões. Muitas vezes não dispõem de condições adequadas de alimentação, abrigo, educação e saúde, o que os impede de ter uma vida como a dos outros e são muito vulneráveis a doenças, crises económicas e catástrofes naturais. Não são bem tratados por instituições e não podem influenciar as decisões que afectam a sua vida.
Essas são as diversas dimensões da pobreza. A pobreza é um fenómeno social que não deve ser olhada ou tratada com indiferença
Se a miséria dos pobres não é causado pelas leis da Natureza mas por nossas instituições, grande é a nossa culpa. (Charles Darwin)
É preciso estudar as misérias dos homens, incluindo entre essas misérias as ideias que eles têm quando aos meios para combatê-las. (Friedrich Nietzche)                                Daniel Marques
 Factores da pobreza 
Para além dos factores naturais como por exemplo: inundações, terramotos, secas, tsunamis, ventos ciclónicos que muito contribuem para um aumento de pobreza existem outros cinco grandes factores da pobreza. São eles: ignorância, doença, apatia, dependência e desonestidade.
Ignorância
A ignorância significa ter falta de informação ou falta de conhecimento e “o conhecimento é poder”.
 Doença
Quando uma comunidade tem uma taxa elevada de doença, o absentismo é elevado, a produtividade é baixa, e menos riqueza é criada.
 Apatia
Apatia é quando as pessoas não se interessam, ou quando se sentem tão incapazes que não tentam modificar as coisas, corrigir um mal, emendar um erro, ou melhorar as condições.
 Desonestidade
Quando os recursos que se destinam a ser usados para serviços infra-estruturas da comunidade, são desviados para os bolsos privados de alguém numa posição de poder, mais do que a moralidade está a ser posta em causa. Neste conjunto de formação, não estamos a fazer um julgamento de valor se isso é bom ou mau. Estamos a salientar, no entanto, que é uma das causas principais da pobreza.
 Dependência
A dependência resulta de estar no lado receptor da caridade. No curto prazo, tal como após um desastre, essa pode ser por essencial para a sobrevivência.
 Conclusão
Estes cinco factores não são independentes uns aos outros. A doença contribui para ignorância e apatia. A desonestidade contribui para a doença e dependência. E por aí fora. Eles contribuem cada um para os outros.        Raquel Dinis Fonseca

2 comentários:

Anónimo disse...

Com alunos destes não é necessário haver professores. Cuidaddo que vão todos para o desemprego. Esses alunos são espectaculares!
Parabéns!!!

Anónimo disse...

O trabalho foi feito pelo pai, pela mãe ou pelo filho?
Trabalho de pesquisa tem o seu valor mas não para ir para o Blog...desta maneira, como se fossem os meninos a fazer na sala de aula!