No sentido de desenvolver as competências regidas pelo novo programa de matemática, os alunos do 4º B do Centro Escolar da Sequeira, construíram um pictograma e um diagrama de caule e folhas, baseando-se em dados relativos à turma.
As atividades concluídas permitiram:
- Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos;
- Gráficos de barras;
- Moda;
- Situações aleatórias;
O pictograma e o diagrama de caule e folhas são gráficos de imagens que facilitam a recolha e a organização de dados, tanto qualitativos como quantitativos, em tabelas de frequências, facilitando a contagem dos mesmos.
No que diz respeito ao pictograma, foi feita a contagem dos alunos da turma. Posteriormente, formaram-se dois grupos, o dos meninos e o das meninas, para se determinar o número existente em cada um dos grupos.
Noutro momento, recolheram-se informações referentes ao tempo que os alunos diariamente dedicam à leitura. Esta atividade serviu para construir o diagrama de caule e folhas.
1 comentário:
Afinal o blog serve para os alunos mostrarem os seus trabalhos ou para prof darem formação? Este artigo parece-me que está fora de contexto, só se os alunos são tão bons que conseguem explicar com tanta precisão esta matéria.
Enviar um comentário