13/12/2011

SEMANA PARALIMPICA

Jogos Paralímpicos no Centro Escolar da Sequeira

Na terça-feira, dia 29 de novembro, foram à nossa escola dois professores que nos ensinaram as jogar Boccia e GoalBall. Estes jogos são para pessoas com deficiência.
No sábado, dia 3 de dezembro, Dia da Deficiência, às 10 horas da manhã fomos ao Agrupamento fazer jogos para pessoas com deficiência. Lá pudemos jogar Boccia, Goalball, Futebol Pinguim, Ping-Pong sentado, Voleibol sentado…
De seguida, fomos para o ateliê de Musicoterapia e depois para o de pintura, chamado Cromoterapia…
Eu adorei o Dia da Deficiência pois encontrámos jogos que nunca pensámos que existissem.

Rita Pereira Dias, 4º A

Jogos de Deficiência

Terça-feira, dois professores foram à nossa escola ensinarmos jogos para pessoas com deficiência. No final, um senhor deu-nos um papel que nos convidava a ir ao Agrupamento de Escolas Carolina Beatriz Ângelo.
Lá, fizemos jogos que tínhamos feito na nossa escola, Boccia e GoalBall, e outros jogos que desconhecíamos. Depois, fomos à Musicoterapia onde ouvimos música, pra relaxar, jogámos o jogo do espelho e, no fim, fizemos uma coreografia de dança. De seguida, fizemos um desenho e vimos o significado da nossa cor favorita. Finalmente, escrevemos o nosso nome em Braille, escrevemos coisas numa máquina que tinha uma lente que parecia uma lupa.
Foi muito divertido!!!
Ana Carolina Monteiro Alves, 4º A
Semana Paralímpica

Esta semana foi uma semana diferente porque houve a Semana Paralímpica.
Vocês sabem o que é a Semana Paralímpica? A Semana Paralímpica é dedicada a pessoas com deficiências motoras e não só.
Eu tive a oportunidade de ter participado em alguns jogos na minha escola e, no sábado, fui com o meu tio à Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo e adorei a experiência onde vi, na verdade, que era tudo normal mas também vi que era tudo diferente. Iniciativas como esta há poucas e são muito enriquecedoras.
Organizaram várias actividades tais como: Goalball, Ténis de Mesa sentado, Voleibol sentado, Boccia, Futebol com uma venda que tinha um buraco. Estes jogos foram realizados no pavilhão gimnodesportivo. Eu experimentei os seguintes: Goalball, Voleibol sentado, Boccia e digo-vos, adorei!
Mas não foi só isto que experimentei pois ainda havia mais actividades nas salas de aula como Musicoterapia e Cromoterapia. Também gostei muito desse tipo de actividades.
Havia lá muita gente mas muitos mais poderiam ter aparecido para realmente verem como é que este tipo de pessoas com algumas limitações consegue fazer o que fazem.
Para tudo é preciso ter-se muita força de vontade para vencer na vida. Muitos deles são exemplos a seguir.
Adorei esta experiência!

Francisco Cabral, 4º B
Semana Paralímpica

Dia 3, sábado, fui à Escola Carolina Beatriz Ângelo, fazer actividades.
Cheguei lá e começámos a fazer jogos como: Goalball, Ténis de Mesa sentado, Voleibol sentado… A seguir, fomos à Musicoterapia onde dançámos, relaxámos, cantámos e tocámos instrumentos.
Depois fomos para a cromoterapia onde pintámos e vimos o que significava cada cor.
Por fim, subimos uma escadas, entrámos numa sala e vimos: uma máquina que escreve em braille, um marcador que quando se passa numa máquina a tinta fica em relevo, um jogo de dominó com pintinhas em relevo, uma máquina que amplia livros escritos em braille.
Braille – uma escrita usada para invisuais.

Diogo Dinis, 4º C
A Semana Paralímpica

Num sábado, às 10 horas eu fui à Escola Carolina Beatriz Ângelo. Dirigi-me ao ginásio e lá estavam muitos jogos: Voleibol sentado, Pin-Pong sentado, Futebol pinguim, Boccia e Goalball. Eu joguei de tudo.
Depois dos jogos fomos para a sala de Musicoterapia onde relaxámos, dançámos um bocadinho e também tocámos instrumentos como a pandeireta, ferrinhos e bombos.
A seguir, fomos para a Cromoterapia onde lemos o significado de cada cor e fizemos um desenho com as cores do arco-íris.
Por fim, fomos para uma pequena sala onde nos mostraram como os cegos liam e escreviam, em braille, e as máquinas que escrevem em braille.
Eu gostei muito deste dia! Foi espectacular! Apesar de serem meninos com deficiência são pessoas como nós, apenas com algumas limitações.

Maria Francisca Santos, 4º C




Sem comentários: