24/11/2008

MEMÓRIAS DOS MEUS AVÓS

Os meus avós disseram que antigamente poucas pessoas iam à escola. O meu avô só andou na primeira e segunda classe e a avó fez até à 4.ª classe, que é agora o nosso quarto ano. O meu avô tinha que ajudar os pais na quinta e então teve que sair da escola. Ele tinha muitos irmãos, eram 7. Na hora das refeições comiam todos do mesmo prato, ou seja era posto um prato com azeite no centro de uma mesa de pedra e todos molhavam as batatas no azeite. Às vezes comiam batatas com azeitonas, outras vezes sardinha, em que uma sardinha era dividida por 3 pessoas. Mais tarde matavam o porco e aí já comiam carne de porco.

Brincar quase que não tinham tempo, mas ainda se lembra de jogar ao espeto (tentar conquistar o mundo num círculo) e ao berlinde, que eram pedrinhas pequenas ou bogalhas.

A roupa era pouca, havia uma farda só para os Domingos. Era quase lavar e vestir.

O calçado que usavam eram os tamancos que por baixo eram de madeira com uns broxos.

Alguns versos que o meu avô me disse foram:

Sonhando com a lotaria

A criada Felizbela

Pensou um certo dia

Ir comprar uma cautela.

Pó de arroz, ruge e baton

Carinha toda pintada

E de malinha na mão

Já não parece criada.

Se é criada ou patroa

Não se sabe afinal

E se criada parece

Conhece-se pelo avental.

_______________________

“A menina bonita

Não chega à janela

Que um bicho muito feio

Carrega com ela,

Se queres ovos verdes

Arroz com canela

Menina bonita

Não chega à janela”

“Semeei no meu quintal

Sementes de ovos doces

Nasceu um burrinho branco

Respingando e dando coices”.

Lenga-Lenga

“Amanhã é domingo

Pão com pingo

Galo Francês

Pica na rês

A rês é mansa

Vai pr’a França

Se ela tornar a voltar

Volta a picar

O burro é de barro

Pica no jarro

O jarro é fino

Pica no sino

O sino é de ouro

Pica no touro

O touro é bravo

Pica no fidalgo

O fidalgo é valente

Mete 3 homens

Na toca de um dente.”CANTAROCHAPEU,

Alunos do 3.º Ano de Escolaridade

EB 1 da Sequeira

Sem comentários: