25/11/2008

A MINHA VISITA AO MUSEU...

No dia 20 de Novembro de 2008, a minha turma, juntamente com os restantes meninos da Escola da Sequeira, foi fazer uma visita de estudo aos monumentos da nossa Cidade, pois estamos a estudar a História de Portugal e a Guarda também foi importante na conquista do território português.

clip_image002Começámos por ir visitar o Museu da Guarda. Aí, iniciámos a visita por um mapa do Distrito da Guarda, alguns minerais, uma imagem de um Trilobite e de um Bilobite e, em seguida, de uma Biface. A visita continuou com os machados feitos em pedra (vários deles eram para raspar os pêlos dos animais); depois vimos a escória, que são os restos dos ferros, duas espadas antigas e outras pedras. A estátua Menir Antropomórfica dos Romanos mereceu a nossa atenção visto ser em granito e ser muito antiga.

Também observámos a cabeça de um guerreiro, encontrada no Jardim José Lemos, e o torso de estátua couraçada do séc. II.

Alguns monumentos deixados pelos Romanos e encontrados na Capela do Mileu também aí estão em exposição. Vimos telhas, lajes e tubos para as casas, um Cipo Funerário e as estelas dos cemitérios Romanos.

Um moinho manual, em túmulo romano, vários quadros sobre o nascimento de Jesus, o Padrão de Pesos e os vários forais dados à cidade da Guarda mereceram também a nossa especial atenção.

Encontra-se também no museu, uma exposição muito bonita de pintura. Noutra sala, junto das armas, estava um canhão em miniatura.

Esta foi uma visita muito interessante para mim pois nunca tinha visitado o Museu da Guarda, nem conhecia o local onde este se encontra. Não pudemos visitar a Sé da Guarda por já ser tarde e não haver tempo para a visita. Mas pudemos observar por fora, que era grandiosa, em granito e antiga.

Vimos ao longe a Torre de Menagem e passámos pela Torre dos Ferreiros.

IDA AO MUSEU1 IDA AO MUSEU3
IDA AO MUSEU4 IDA AO MUSEU5

Trabalho dos alunos do 4.º Ano

EB 1 da Sequeira

Sem comentários: