07/11/2008

PROJECTO: BRIGADAS DE CARBONO


“Brigadas de Carbono” – (Um projecto da DECO) percorrendo as escolas do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas da Sequeira - Guarda

As alterações climáticas são hoje um dos problemas ambientais que mais preocupam a sociedade. O aumento das concentrações de dióxido de carbono e de outros gases provocam alterações no clima é o chamado aquecimento global que desencadeia fenómenos meteorológicos extremos, secas, inundações e furacões com perdas e consequências na saúde pública. Os efeitos das alterações já se começam a sentir…A solução para o problema passa pela utilização de fontes de energia renováveis para a produção de energia eléctrica. Há que fazer alguma coisa!....
As escolas são o lugar privilegiado de aprendizagem, aquisição de valores e promoção de comportamentos.
O material pedagógico “A brincar, a brincar, energia eléctrica, aprendemos a poupar” foi criado com o objectivo sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de se promoverem práticas educativas capazes de alterar os comportamentos ao nível do consumo de energia eléctrica.
Nesta actividade estiveram envolvidos os alunos e professores das escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas da Sequeira - Guarda. Foram abrangidos aproximadamente 268 alunos e 24 professores no projecto.
As sessões decorreram nos dias 6, 7 e 8 de Outubro orientadas por técnicas especializadas, engenheiras ambientais, da DECO de Coimbra.
As três primeiras sessões decorreram na E B 1 de Outeiro de S. Miguel para os alunos da Sequeira, Outeiro de S. Miguel, Maçaínhas, Pêra do Moço e Rapoula.
No segundo dia houve duas sessões que decorreram na E B 1 de Sequeira para os alunos da Sequeira, Arrifana, Casal de Cinza, Carpinteiro e Castanheira.
No último dia uma das sessões decorreu na E B 1 de Trinta para os alunos de Trinta, Videmonte e Meios, a outra foi na EB1 de Rochoso para os alunos das duas escolas da localidade.
Os alunos participaram com agrado nesta actividade.
Os materiais educativos envolvidos foram uma mais valia proporcionando estratégias pedagógicas sobre temas actuais, contribuindo assim para a formação de alunos esclarecidos, tolerantes, críticos e interventivos. São promotores da transversalidade de aprendizagem, uma vez que são apresentadas propostas de actividades de forma lúdica e interactiva, onde se interagem várias áreas (Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Formação Cívica e Área de Projecto).
É importante envolver os alunos neste tipo de acções de sensibilização pois, quando bem informados, constituem uma importante influência junto das famílias e da comunidade.

Profª. Lurdes Gonçalves
EB1 C. T. J. M. José - Rochoso

Sem comentários: