25/11/2008

ANTES QUE TERMINE O OUTONO...

A MINHA VISITA AO MUSEU...

No dia 20 de Novembro de 2008, a minha turma, juntamente com os restantes meninos da Escola da Sequeira, foi fazer uma visita de estudo aos monumentos da nossa Cidade, pois estamos a estudar a História de Portugal e a Guarda também foi importante na conquista do território português.

clip_image002Começámos por ir visitar o Museu da Guarda. Aí, iniciámos a visita por um mapa do Distrito da Guarda, alguns minerais, uma imagem de um Trilobite e de um Bilobite e, em seguida, de uma Biface. A visita continuou com os machados feitos em pedra (vários deles eram para raspar os pêlos dos animais); depois vimos a escória, que são os restos dos ferros, duas espadas antigas e outras pedras. A estátua Menir Antropomórfica dos Romanos mereceu a nossa atenção visto ser em granito e ser muito antiga.

Também observámos a cabeça de um guerreiro, encontrada no Jardim José Lemos, e o torso de estátua couraçada do séc. II.

Alguns monumentos deixados pelos Romanos e encontrados na Capela do Mileu também aí estão em exposição. Vimos telhas, lajes e tubos para as casas, um Cipo Funerário e as estelas dos cemitérios Romanos.

Um moinho manual, em túmulo romano, vários quadros sobre o nascimento de Jesus, o Padrão de Pesos e os vários forais dados à cidade da Guarda mereceram também a nossa especial atenção.

Encontra-se também no museu, uma exposição muito bonita de pintura. Noutra sala, junto das armas, estava um canhão em miniatura.

Esta foi uma visita muito interessante para mim pois nunca tinha visitado o Museu da Guarda, nem conhecia o local onde este se encontra. Não pudemos visitar a Sé da Guarda por já ser tarde e não haver tempo para a visita. Mas pudemos observar por fora, que era grandiosa, em granito e antiga.

Vimos ao longe a Torre de Menagem e passámos pela Torre dos Ferreiros.

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IDA AO MUSEU4 IDA AO MUSEU5

Trabalho dos alunos do 4.º Ano

EB 1 da Sequeira

ASSIM NASCEU PORTUGAL

D. Afonso Henriques era filho de D. Teresa e do Conde D. Henrique e neto de D. Afonso VI Rei de Leão e vivia no Condado Portucalense.

Quando D. Afonso Henriques tinha 3 anos o seu pai faleceu e a partir desse momento ficou D. Teresa a governar o Condado.

D. Teresa desejava unir o seu condado à Galiza mas D. Afonso Henriques desejava ser Rei e tornar o Condado Portucalense livre do Reino de Leão e ser reconhecido pela Santa Sé.

Como Mãe e Filho tinham desejos diferentes, D. Afonso Henriques reuniu as suas tropas e lutou contra a sua Mãe.

Nessa Batalha conhecida como Batalha de S. Mamede, D. Afonso Henriques contou com a ajuda preciosa do seu Aio e Amigo Egas Moniz. Nesse combate D. Afonso Henriques com as suas valentes tropas saiu vitorioso.

A partir dessa altura passou a governar o Condado e mais tarde haveria de se tornar Rei e ser reconhecido pelo Papa.

Assim nasceu PORTUGAL !!!

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Trabalho dos alunos do 4.º Ano

EB 1 da Sequeira

O NOSSO MAGUSTO



No dia 11 de Novembro, realizou-se o Magusto da nossa Escola.

Logo pela manhã, fizémos a dramatização da lenda do S. Martinho na nossa sala e apresentámo-la aos nossos coleguinhas.

Comemorámos este dia juntamente com os alunos da Escola da Casa de Trabalho Jesus Maria José, nas traseiras do Colégio.

Quando lá chegámos o céu estava cinzento. Fizémos a caminha das castanhas com caruma e alguns pauzinhos. Depois, com algum cuidado, colocámo-las na fogueira para assar. Enquanto as castanhas estalavam, aproveitámos para fazer duas rodas e cantar músicas sobre o S. Martinho.

Quando as castanhas estavam assadas, todos nós as saboreámos, acompanhando-as com um sumo que trouxemos de casa.

Depois de termos a barriguinha cheia, houve tempo para brincar, correr, saltar e enfarruscar os amigos.

Este dia que começou por ser cinzento, terminou com o sol a espreitar, lembrando mais uma vez a recompensa de Deus pela boa acção de S. Martinho.

(Texto colectivo - 3.º ano - E.B 1 Rochoso)

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O magusto escolar foi feito no dia onze de Novembro: dia de S. Martinho. O céu estava cheio de nuvens. Parecia que ía chover, mas não choveu, esteve um dia agradável. Para anunciar o dia, cantámos canções na sala e no lar aos idosos. Acendemos uma pequena fogueira de caruma onde assámos algumas castanhas. Comemos essas castanhas e as outras castanhas assadas no assador.
Brincámos, saltámos a fogueira e enfarruscámos a cara de todos os nossos amigos.
Foi um dia muito alegre e divertido.

EB1 CTJMJosé – Rochoso (2º ano)

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Dia onze de Novembro, festejou-se na Escola Básica de Rochos, o São Martinho.
Os alunos trouxeram sumos, bolos, batatas fritas, bolachas e castanhas.
No dia anterior, a dona Carla e M.ª Josefa, que são auxiliares das duas escolas, foram apanhar a caruma. Logo de manhã, levaram os sacos das castanhas para as começarem a assar no assador.
Para iniciar os festejos, pegámos nas folhas onde estavam escritas as canções do magusto e dirigimo-nos para o lar, onde cantámos aos idosos anunciando o referido dia. Eles também nos ofereceram lindas canções, diferentes das nossas.
Seguimos para o ginásio, onde brincámos e esperámos pelos alunos da outra escola.
As professoras e alguns meninos levaram os sacos de caruma lá para fora onde íamos acender uma pequena fogueira.
Escolhemos um sítio, uma pequena clareira e nesse local espalhámos a caruma em forma circular.
Nessa pequena fogueira assámos algumas castanhas e também comemos as outras que foram assadas no assador.
Brincámos e enfarruscámos as caras uns dos outros.
Foi um dia maravilhoso.

EB1 CTJMJosé - Rochoso - (Diana - 4.º ano)

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Na época do São Martinho, os alunos do 1.º ano da EB1 CTJMJesus fizeram recolhas de avidinhas e provérbios sobre esta época festiva. Aqui estão alguns exemplos:

Alto estou, muitos espinhos tenho. Se dou uma risada, perco tudo quanto tenho. Quem sou eu? (André)

Tenho a casca bem guardada. Ningúem me pode mexer. Se baterem à minha porta fechada, ficam com a mão a doer. Quem sou? (André)

Tenho camisa e casaco, sem remendo, nem buraco. Estoiro como um foguete, se algúem no lume me mete. Sabes quem sou? (Renata)

DIA DAS BRUXAS

Se eu fosse um fantasma, passaria pelas paredes das casas. Voaria velozmente e assustaria as pessoas maldosas. Brincaria com todas as crianças e alegraria as que estivessem doentes nos hospitais, mas para isso seria preciso que elas não se assustassem comigo. Eu daria a volta ao mundo inteiro e lançaria pós mágicos para todos os sítios onde houvesse guerra. Passaria no meio de todos os centros comerciais e ninguém me veria. Acompanharia o vento nas suas viagens e iria visitar o Pai Natal ao Pólo Norte. Ajudaria os pobres e os doentes e compraria comida para quem necessitasse. Daria vida às folhas das árvores de Outono e iria buscar para o Planeta Azul as estrelinhas mais brilhantes do céu.
No fim de tudo... eu seria um fantasma feliz!

(Jéssica Costa /4.º ano - EB1 Rochoso)

DIA DO ANIMAL

O Dia do Animal comemora-se no dia 4 de Outubro, desde o ano de 1931.
Não quisemos deixar de marcar este dia, porque pensamos que é um dia em que podemos mostrar o carinho que temos por TODOS os animais, mesmo aqueles que não são de estimação.
Devemos defendê-los sempre e lembrar-nos que eles são usados na nossa alimentação; vivem muitas vezes em condições horríveis; são usados em divertimentos e desportos como as touradas e os circos; são usados em experiências científicas e também nas indústrias de peles e de acessórios…
Temos que lutar pelos direitos dos animais e denunciar as pessoas que os mal tratam, não só nos dia do animal, como em todos os outros!
Não nos podemos esquecer: “Os animais são nossos amigos”.

(Texto colectivo - 3.º/4ºano - EB1 Rochoso)

24/11/2008

MEMÓRIAS DOS MEUS AVÓS

MEMÓRIAS DOS MEUS AVÓS

Os meus avós disseram que antigamente poucas pessoas iam à escola. O meu avô só andou na primeira e segunda classe e a avó fez até à 4.ª classe, que é agora o nosso quarto ano. O meu avô tinha que ajudar os pais na quinta e então teve que sair da escola. Ele tinha muitos irmãos, eram 7. Na hora das refeições comiam todos do mesmo prato, ou seja era posto um prato com azeite no centro de uma mesa de pedra e todos molhavam as batatas no azeite. Às vezes comiam batatas com azeitonas, outras vezes sardinha, em que uma sardinha era dividida por 3 pessoas. Mais tarde matavam o porco e aí já comiam carne de porco.

Brincar quase que não tinham tempo, mas ainda se lembra de jogar ao espeto (tentar conquistar o mundo num círculo) e ao berlinde, que eram pedrinhas pequenas ou bogalhas.

A roupa era pouca, havia uma farda só para os Domingos. Era quase lavar e vestir.

O calçado que usavam eram os tamancos que por baixo eram de madeira com uns broxos.

Alguns versos que o meu avô me disse foram:

Sonhando com a lotaria

A criada Felizbela

Pensou um certo dia

Ir comprar uma cautela.

Pó de arroz, ruge e baton

Carinha toda pintada

E de malinha na mão

Já não parece criada.

Se é criada ou patroa

Não se sabe afinal

E se criada parece

Conhece-se pelo avental.

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“A menina bonita

Não chega à janela

Que um bicho muito feio

Carrega com ela,

Se queres ovos verdes

Arroz com canela

Menina bonita

Não chega à janela”

“Semeei no meu quintal

Sementes de ovos doces

Nasceu um burrinho branco

Respingando e dando coices”.

Lenga-Lenga

“Amanhã é domingo

Pão com pingo

Galo Francês

Pica na rês

A rês é mansa

Vai pr’a França

Se ela tornar a voltar

Volta a picar

O burro é de barro

Pica no jarro

O jarro é fino

Pica no sino

O sino é de ouro

Pica no touro

O touro é bravo

Pica no fidalgo

O fidalgo é valente

Mete 3 homens

Na toca de um dente.”CANTAROCHAPEU,

Alunos do 3.º Ano de Escolaridade

EB 1 da Sequeira

18/11/2008

MAGUSTO NA EB1 DE ARRIFANA

Cmprimos a tradição.

Fomos apanhar caruma, no pinhal.

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Espalhámos as castanhas sobre a caruma.

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Adorámos saltar a fogueira!

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17/11/2008

CICLO DA ÁGUA
Get your own at Scribd or explore others: ciclo da água

PROJECTO A ÁGUA

Publicamos uma pequena contribuição para o desenvolvimento do projecto da Água.
É uma forma diferente de desenvolver o Ciclo da Água.
Mara/Luís/Pinharanda

16/11/2008

ACTIVIDADES MATEMÁTICAS

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Joaquim Pinharanda

EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA

Regras de segurança para peões

Hoje deslocou-se à nossa escola um monitor do Centro de Educação Rodoviária.

Veio transmitir-nos algumas regaras de prevenção de acidentes rodoviários, enquanto peões.

Em primeiro lugar, falou-nos de como se deve andar nos passeios, sempre o mais afastado possível dos carros.

Em seguida explicou-nos como devem os peões circular nas bermas da estrada, sempre do nosso lado esquerdo, de frente para o carro que está mais perto de nós.

Também nos ensinou como se deve atravessar a rua numa passadeira. Aproximamo-nos da passadeira, paramos, olhamos para a esquerda, se virmos que os carros param, então atravessamos, sempre atentos aos carros, depressa, mas sem correr.

Mostrou-nos uns cartões que representavam os semáforos, quer para os automobilistas, quer para os peões.

Nós, os peões só podemos atravessar quando o semáforo para peões está verde, o que significa que para os carros está vermelho. Quando está vermelho para os peões, está verde para os automobilistas.

Estas foram algumas regras que nos foram transmitidas e que julgamos mais importantes.

Foi uma sessão esclarecedora, através da qual aprendemos as regras básicas de segurança.

EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA

Texto Colectivo

Alunos do 3.º/4.º Anos

EB 1 da Sequeira / Outeiro

PROVÉRBIS ILUSTRADOS

Os alunos da turma fizeram uma recolha de provérbios, escolheram alguns e ilustraram.

Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho.

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No dia de São Martinho, mata o porco e prova o teu vinho.

IMAGEM 2

No dia de São Martinho, mata o porquinho, chega-te ao lume, assa castanhas e bebe o teu vinho.

IMAGEM 3

Pelo São Martinho, mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.

IMAGEM 4

Alunos do 2.º Ano Turma A

EB 1 da Sequeira

12/11/2008

UMA HISTÓRIA DE AMOR

A Júlia e o João são um casal de namorados que gostam muito um do outro, e como já namoram há muito tempo decidiram casar. Já têm emprego e com a ajuda dos pais vão comparar uma casa.

Fizeram uma grande festa de casamento e foi uma alegria para todos.

Na sua nova casa, os dois alimentavam-se muito bem, mas a Júlia contou ao João que gostava de ter um bebé.

E assim foi… No útero da Júlia formou-se um lindo bebé. Para saber se o seu filho(a) se estava a desenvolver bem, foi ao médico obstetra fazer uma ecografia.

Durante os nove meses o casal preparou tudo para que o bebé tivesse conforto. Compraram roupinha, prepararam o quarto e não esqueceram alguns brinquedos.

Quando passaram 40 semanas, a Júlia preparou a mala da roupa para ir para a maternidade, pois sabia que estava na hora de nascer.

Tudo correu muito bem. O bebé era lindo, era uma menina, a quem chamaram Leonor. A família foi visitar a Júlia e a Leonorzinha que era linda…linda…linda…

Nos dias de sol os novos pais passeavam a sua menina, num carrinho de bebé, no parque.

E assim a Leonor cresceu, feliz e saudável, porque tinha bons pais que a amavam muito.

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Texto colectivo

3.º Ano - EB 1 Sequeira

O NOSSO MAGUSTO

Ontem, dia onze de Novembro, dia de S. Martinho, fomos à escola da Sequeira fazer o nosso magusto.

Chegámos à escola pelas nove horas e brincámos às apanhadas, às escondidas, ao pisa, aos polícias e ladrões…

Pelas dez e meia, fomos comer as castanhas, deliciosas, assadas no forno da padaria local.

Com a caruma que nós apanhámos, no pinhal ao lado da nossa escola, acendemos uma fogueira onde também assámos algumas castanhas.

Fizemos uma roda à volta da fogueira e cantámos algumas canções alusivas à época.

Como já é tradição no magusto, com a cinza da fogueira, pintámos a cara, ficando irreconhecíveis.

Por fim, jogámos futebol no campo da escola, rebolámos na relva e saltámos ao eixo.

Foi um dia especial, muito bem passado, muito agradável…

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Texto colectivo

Alunos do 3.º e 4.º Anos

EB1 da Sequeira/Outeiro

AS CASTANHAS

Nesta altura de S. Martinho resolvemos fazer um trabalho sobre as castanhas, investigando algumas curiosidades, provérbios e adivinhas relacionadas com as castanhas. Tentámos também saber a importância das castanhas ao longo dos tempos.

 

A Castanha ao longo dos tempos

Antigamente a castanha era um dos alimentos fundamentais da alimentação. Tinha o papel que a batata hoje ocupa nas nossas mesas.

Nas regiões mais pobres de Trás-os-Montes e Beira Alta o castanheiro era chamado “árvore-do-pão” porque o seu fruto era muito importante na alimentação.

As castanhas eram consumidas durante quase todo o ano, em especial quando as colheitas de cereais eram fracas, substituíam o pão.

Curiosidades

A semente do castanheiro tem muitos benefícios para a saúde. Previne doenças cardiovasculares, ajuda a reduzir o colesterol e ajuda a combater situações de debilidade e até de esterilidade.

Provérbios

  • No dia de S. Martinho vais a adega e prova o vinho.
  • Mais vale um castanheiro que uma saco de dinheiro.
  • No dia de S. Martinho fura o teu pipinho.
  • Do dia de S. Martinho ao Natal, o médico e o boticário enchem o bornal.
  • Se queres pasmar o teu vizinho lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
  • Em dia de S. Martinho atesta e abatoca o teu vizinho.
  • Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.
  • Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho.
  • Pelo S. Martinho castanhas assadas, pão e vinho.
  • Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho.

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Alunos da Turma do 2.º Ano B

EB1 da Sequeira