03/02/2009

OS CIGANOS

 

clip_image002

Na nossa escola andam dois alunos ciganos. São gentis e simpáticos para com os outros meninos.

Brincamos todos às escondidas, ao pisa e às apanhadas. Somos mesmo amigos! Por essa razão, não percebemos lá muito bem por que é que as pessoas têm uma ideia má deles!

Os pais destes nossos amigos procuram ferro velho, mas há outros que negoceiam em animais, póneis e sapatos nas feiras. É assim que ganham dinheiro para comprarem o material escolar para os seus filhos estudarem e aprenderem: canetas, lápis de cor, borrachas, afias,...

A mulher cigana usa saias rodadas e o cabelo comprido, e o homem gosta de andar com chapéu e colete pretos.

Antigamente não costumavam ter casas mas sim viver em cabanas e tendas. Mas, nos tempos modernos já vivem em casas normais como as outras pessoas.

Os meninos ciganos que eu conheço costumam esquecer-se das coisas da escola em casa porque gostam muito de passear e ganhar dinheiro noutros lugares. Contudo, não se esquecem de trazer dinheiro para comprar pastilhas e gomas no café.

Os ciganos são gente muito unida, mas têm medo da água e de répteis.

Adoram festas de casamentos e baptizados que duram uma semana. Há música cigana e dança espanhola que todos cantam em alta voz e até faz eco por toda a redondeza. A nossa colega Marcela dança muito bem e nós gostamos de a ver dançar de maneira cigana.

Os convidados vêm de muitos lados, quer sejam de longe, quer sejam de perto, eles aparecem e tornam a festa mais alegre e cheia de cor, pois, têm fartura de comida, bebida e música. Nestas alturas até eu gostava de ser cigano, é quando eles tiram uns dias de férias e não vêm à escola.

Os nossos colegas fazem mal em faltar à escola, pois, assim, não aprendem e nós também não podemos brincar com eles, nem cantar canções como esta:Somos todos iguais.(Ctrl +clique, para ouvir a canção)

CANÇÃO

Existem crianças

De pele branquinha

Os olhos azuis

Cabelos loirinhos

Mas eu conheço outras

Mas eu conheço outras

Mas eu conheço outras

Que são diferentes

Existem crianças

De pele escurinha

Os olhos castanhos

E caracolinhos

Mas eu conheço outras

Mas eu conheço outras

Mas eu conheço outras

Que são diferentes

Existem crianças

De pele amarela

Os olhos de amêndoa

Cabelos brilhantes

Mas eu conheço outras

Mas eu conheço outras

Mas eu conheço outras

Que são diferentes

Existem crianças

De pele vermelha

Os olhos rasgados

Cabelos trançados

Mas eu conheço outras

Mas eu conheço outras

Mas eu conheço outras

Que são diferentes

É a mesma coisa

É a mesma coisa

É a mesma coisa

São todas iguais

É a mesma coisa

São todas iguais

 clip_image006 








Nota: O que está sublinhado é para cantar 2 vezes. 

ALUNOS DA ESCOLA EB1 DE CASAL DE CINZA

Sem comentários: