Na nossa escola andam dois alunos ciganos. São gentis e simpáticos para com os outros meninos.
Brincamos todos às escondidas, ao pisa e às apanhadas. Somos mesmo amigos! Por essa razão, não percebemos lá muito bem por que é que as pessoas têm uma ideia má deles!
Os pais destes nossos amigos procuram ferro velho, mas há outros que negoceiam em animais, póneis e sapatos nas feiras. É assim que ganham dinheiro para comprarem o material escolar para os seus filhos estudarem e aprenderem: canetas, lápis de cor, borrachas, afias,...
A mulher cigana usa saias rodadas e o cabelo comprido, e o homem gosta de andar com chapéu e colete pretos.
Antigamente não costumavam ter casas mas sim viver em cabanas e tendas. Mas, nos tempos modernos já vivem em casas normais como as outras pessoas.
Os meninos ciganos que eu conheço costumam esquecer-se das coisas da escola em casa porque gostam muito de passear e ganhar dinheiro noutros lugares. Contudo, não se esquecem de trazer dinheiro para comprar pastilhas e gomas no café.
Os ciganos são gente muito unida, mas têm medo da água e de répteis.
Adoram festas de casamentos e baptizados que duram uma semana. Há música cigana e dança espanhola que todos cantam em alta voz e até faz eco por toda a redondeza. A nossa colega Marcela dança muito bem e nós gostamos de a ver dançar de maneira cigana.
Os convidados vêm de muitos lados, quer sejam de longe, quer sejam de perto, eles aparecem e tornam a festa mais alegre e cheia de cor, pois, têm fartura de comida, bebida e música. Nestas alturas até eu gostava de ser cigano, é quando eles tiram uns dias de férias e não vêm à escola.
Os nossos colegas fazem mal em faltar à escola, pois, assim, não aprendem e nós também não podemos brincar com eles, nem cantar canções como esta:Somos todos iguais.(Ctrl +clique, para ouvir a canção)
CANÇÃO
ALUNOS DA ESCOLA EB1 DE CASAL DE CINZA
Sem comentários:
Enviar um comentário