Hoje, dia vinte e nove de Janeiro, fomos à Quinta da Maúnça. Fomos transportados por uma carrinha da Câmara Municipal da Guarda.
Como o tema da Área Projecto é a Água, também lá, abordámos o mesmo tema.
A Terra é o Planeta Azul, uma vez que a água ocupa uma grande percentagem (71%), do espaço do Planeta.
Desta quantidade de água, a maior parte, (97%), é salgada e só 3% é água doce.
Nesta percentagem de água doce contabiliza-se a água no estado sólido das Zonas Polares, que, provocada pelo aquecimento global, a fusão ou degelo, permite a mistura da água doce com a água salgada, não podendo ser aproveitada para o consumo doméstico. Faz ainda parte desta percentagem a água poluída dos rios. Isto significa que só uma ínfima parte é potável, própria para consumo.
Depois desta informação tão importante, deram-nos alguns conselhos, entre os quais, formas de poupança de água, bem como ideias para evitarmos a poluição.
No fim desta interacção fomos lanchar, tendo o cuidado de colocar o lixo no ecoponto respectivo.
Seguidamente, fomos à estufa, onde ouvimos falar das árvores da « linha de água», salgueiros, freixos,... e da sua importância para manter a água no seu leito, evitar a queda de terra das margens e ainda, as raízes das árvores, servem de abrigo a alguns animais aquáticos, entre outras funções.
Realizámos uma experiência, que consistiu em deitar água por cima de terra coberta de plantas. A água que escorreu era limpa. A seguir deitámos água por cima de terra« despida», a água que escorreu era suja, o que significa que as plantas evitam a erosão.
Apesar da chuva e das lamas do caminho, foi uma manhã muito proveitosa porque aprendemos regras essenciais sobre a preservação da «Água na Natureza».
Texto colectivo
Sequeira/outeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário