10/02/2009

UMA AVENTURA NA NATUREZA

Certo dia num sonho, ou melhor uma aventura na natureza, não sei porque estou a perder tempo, vou contar esse sonho tão belo.

Certo dia acordei, abri a janela e estava uma lindíssima manhã, comi um delicioso pequeno-almoço e fui fazer uma aventura na natureza. Levei comida e lá fui eu. Saí de casa e apareceu uma joaninha com um papel na mão e disse:

- Já que queres uma aventura na natureza, nós os animais e pedras damos-te um prémio, mas precisas de adivinhar as nossas perguntas. Ah, e a cada pergunta certa dizemos-te o caminho.

Naquele papel está a primeira pergunta: “Sirvo para os telhados, sou um ser não vivo. Quem sou eu?”

Pensei, e adivinhei que a pergunta era o xisto. E o caminho a seguir era para ir para a vermelha igreja da Sequeira. E segui em frente.

Quando cheguei, um sapo bem bonito e um atleta fez-me a seguinte pergunta:

- Eu sou uma pedra com várias cores, sou a pedra das escadas. Quem sou eu?

Nesta pergunta tive que pensar, claro, mas adivinhei logo e a resposta era o mármore. E o caminho a seguir era a escola da Sequeira.

Quando cheguei, um verde gafanhoto saltou-me para cima das costas e disse-me ao ouvido a terceira pergunta: “Eu sou um ser não vivo e sirvo para a construção de paredes. Quem sou eu?”

Olhei para a escola da Sequeira e veio-me à ideia o granito e adivinhei. E o caminho a seguir era o ringue ao lado da escola. Dei dez passos e cheguei.

Um peludo cão disse-me a quarta pergunta:

- Eu sou preto, sou uma pedra e sirvo para os passeios. Quem sou eu?

- Ora se é preto é o basalto! – respondi eu e adivinhei.

Lá apareceu um gato muito esquecido e disse a última pergunta:

- Eu … Ó não, esqueci-me!

- Gato esquecido! Agora como é que ele adivinha? – disse o cão.

- Então se já entrou o xisto, o mármore, o granito e o basalto só falta o calcário – pensei eu voz alta.

- Deve ser …

Apareceu uma vaca:

- Acertaste todas as respostas por isso os animais oferecem-te esta colecção de pedras.

Agradeci, fui para casa e mostrei as lindas pedras à mãe.

Assim foi este magnífico sonho ou melhor uma aventura na natureza.

imagem023

José Pedro Marques - 3.º Ano

EB 1 da Sequeira

1 comentário:

davide disse...

Ó José Pedro, tens imenso jeito para escrever histórias. Adorei esta!
Ficamos todos à espera de mais.