Andámos a investigar e aprendemos que na Páscoa comemora-se a Ressurreição de Cristo.
A Páscoa é antecedida pela Quaresma, um ritual que dura 40 dias e tem início na Quarta-feira de Cinzas, terminando no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa.
Símbolos da Páscoa
O ovo: contém o fruto da vida, que representa o nascimento e a renovação. É o símbolo da vida.
Em muitos países europeus, ainda hoje acreditam que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante o resto do ano, por isso, é típico o folar, pois é feito com ovos.
O coelho: é o símbolo da fertilidade. Por ser um animal que apresenta condições de gerar grandes ninhadas, a imagem do coelho simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos.
O cordeiro: simboliza Cristo que se sacrificou em favor de todo o seu rebanho, que são os homens. Na Páscoa era sacrificado um cordeiro.
Os sinos: cantam a alegria da Ressurreição. Eles badalam alegremente anunciando a Aleluia.
A cruz: símbolo católico que significa ao mesmo tempo sofrimento e ressurreição de Cristo, o Salvador.
A vela (chamada círio) que simboliza a luz e tem gravado os símbolos Alfa e Ómega, primeira e última letra do alfabeto grego..
Quer dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.
O Girassol: é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol.
O girassol, como símbolo da Páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e
bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia serviu-se dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.
Em Portugal, a Páscoa é uma festa especial dos padrinhos e madrinhas. Costumam oferecer os folares, as amêndoas (porque parecem ovos pequeninos) e os ovos (símbolo da vida).
A Páscoa no tempo dos meus avós
No tempo dos meus avós a Páscoa era festejada em família.
Os filhos que estavam fora, regressavam à aldeia na sexta-feira santa para assistirem á procissão do Enterro do Senhor.
No sábado lavavam-se e limpavam-se as casas para no Domingo se receber o Senhor durante a visita Pascal.
O Senhor Padre ia de casa em casa, levando consigo quatro senhores da aldeia. Um levava uma campainha para anunciar a sua chegada, outro levava a água benta com a qual o Senhor Padre benzia as casas, outro levava a cruz, que depois do Senhor Padre benzer a casa, dava Jesus a beijar a todos os familiares e amigos que se encontram presentes. Por fim havia outro senhor que recolhia a oferta dada pela família e seguiam para a próxima casa, depois de benzerem e saudarem toda a família.
Ao almoço, com toda a família reunida, comia-se sopa de grão – de – bico e borrego guisado com batatinha cozida. No final havia um pudim e comia-se um pouco de folar, que tinha sido feito antes de sexta – feira santa, e que era uma bolo amarelo que levava ovos. À tarde, as madrinhas davam a prenda aos afilhados, que geralmente era um folar pequeno e um pacote de amêndoas.
RECEITA DO FOLAR
Folar da Páscoa
Ingredientes: 12 gr de fermento de padeiro; 2,5 colheres de sopa de leite, 225 gr de farinha de trigo, 120 gr de açúcar, 110 gr de manteiga, 5 ovos, 1 gema, miolo de amêndoa q.b., raspa de limão q.b., 1 colher de sopa de açúcar de pasteleiro.
Preparação: Dissolva o fermento no leite morno e deixe levedar por 10 minutos. Misture muito bem a farinha com o açúcar e a raspa de limão, junte a manteiga levemente mole, 4 dos ovos e amasse muito bem. Junte a mistura do fermento já lêveda e amasse. Deixe levedar durante 20 minutos. Coza o quinto ovo em água a ferver durante 12 minutos.
Divida a massa em duas partes iguais e tenda-as em rolo. Enrole os rolos um no outro, com a forma de um torcido. Una as extremidades, colocando no centro do folar o ovo cozido. Deixe repousar durante mais ½ hora, pincele com a gema de ovo batida e polvilhe com o miolo de amêndoa. Pré aqueça o forno a 180º C. Leve ao forno durante 35 minutos. Depois deixar arrefecer um pouco, polvilhe com açúcar de pasteleiro.
Acrósticos
Páscoa Alegria Simpatia Coelho Ovo Amizade | Paz Amor Saúde Chocolate Ovinho Amêndoas |
TRABALHO REALIZADO PELA TURMA DO 2.ºANO A
EB1 DA SEQUEIRA