10/03/2009

CONCURSO DE ORTOGRAFIA

O texto que se segue é para o Concurso de Ortografia a realizar pelas turmas do 3.º e 4.º anos.

 

Uma composição diferente

- Vamos fazer uma redacção. Não vou reparar se vocês vão escrever muito ou pouco, mas gostava que percebessem bem o que escreverem, e principalmente que sentissem “alegria de escrever” …

- E qual é o tema? – lá perguntou um.

- O tema é a Primavera.

Então, animação geral na aula. Todos ficaram radiantes, os olhos brilharam, as canetas e as folhas começaram a aparecer em cima das secretárias.

Eu deixei que se acalmassem um pouco, e entretanto ia ouvindo várias frases espantosas:

- Ah, assim sim, isto já eu sei!

- É tão fácil!

- Que bom! Isto não custa nada!

- Vou ver se me lembro de uma igual que já fiz no ano passado…

A certa altura resolvi intervir:

- Bem, estou a ver todos muito contentes com o tema, e ainda bem! Mas eu ainda não expliquei umas coisas…

Maria Alberta Menéres

Sem comentários: