27/03/2009

A Páscoa está a chegar...

Andámos a investigar e aprendemos que na Páscoa comemora-se a Ressurreição de Cristo.

A Páscoa é antecedida pela Quaresma, um ritual que dura 40 dias e tem início na Quarta-feira de Cinzas, terminando no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa.

Símbolos da Páscoa

O ovo: contém o fruto da vida, que representa o nascimento e a renovação. É o símbolo da vida.

ovo da páscoa Em muitos países europeus, ainda hoje acreditam que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante o resto do ano, por isso, é típico o folar, pois é feito com ovos.

O coelho: é o símbolo da fertilidade. Por ser um animal que  Coelho da Pascoaapresenta condições de gerar grandes ninhadas, a imagem do coelho simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos.

 

cordeiro da pácoa O cordeiro: simboliza Cristo que se sacrificou em favor de todo o seu rebanho, que são os homens. Na Páscoa era sacrificado um cordeiro.

Os sinos: cantam a alegria da Ressurreição. Eles badalam sinoalegremente anunciando a Aleluia.

 

cruzA cruz: símbolo católico que significa ao mesmo tempo sofrimento e ressurreição de Cristo, o Salvador.

cirio pascal A vela (chamada círio) que simboliza a luz e tem gravado os símbolos Alfa e Ómega, primeira e última letra do alfabeto grego..

Quer dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

O Girassol: é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está girassolsempre voltado para o sol.

O girassol, como símbolo da Páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos  buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e

bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia serviu-se dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.

Em Portugal, a Páscoa é uma festa especial dos padrinhos e madrinhas. Costumam oferecer os folares, as amêndoas (porque parecem ovos pequeninos) e os ovos (símbolo da vida).

A Páscoa no tempo dos meus avós

No tempo dos meus avós a Páscoa era festejada em família.

Os filhos que estavam fora, regressavam à aldeia na sexta-feira santa para assistirem á procissão do Enterro do Senhor.

No sábado lavavam-se e limpavam-se as casas para no Domingo se receber o Senhor durante a visita Pascal.

O Senhor Padre ia de casa em casa, levando consigo quatro senhores da aldeia. Um levava uma campainha para anunciar a sua chegada, outro levava a água benta com a qual o Senhor Padre benzia as casas, outro levava a cruz, que depois do Senhor Padre benzer a casa, dava Jesus a beijar a todos os familiares e amigos que se encontram presentes. Por fim havia outro senhor que recolhia a oferta dada pela família e seguiam para a próxima casa, depois de benzerem e saudarem toda a família.

Ao almoço, com toda a família reunida, comia-se sopa de grão – de – bico e borrego guisado com batatinha cozida. No final havia um pudim e comia-se um pouco de folar, que tinha sido feito antes de sexta – feira santa, e que era uma bolo amarelo que levava ovos. À tarde, as madrinhas davam a prenda aos afilhados, que geralmente era um folar pequeno e um pacote de amêndoas.

RECEITA DO FOLAR

Folar da Páscoa

Ingredientes: 12 gr de fermento de padeiro; 2,5 colheres de sopa de leite, 225 gr de farinha de trigo, 120 gr de açúcar, 110 gr de manteiga, 5 ovos, 1 gema, miolo de amêndoa q.b., raspa de limão q.b., 1 colher de sopa de açúcar de pasteleiro.
Preparação: Dissolva o fermento no leite morno e deixe levedar por 10 minutos. Misture muito bem a farinha com o açúcar e a raspa de limão, junte a manteiga levemente mole, 4 dos ovos e amasse muito bem. Junte a mistura do fermento já lêveda e amasse. Deixe levedar durante 20 minutos. Coza o quinto ovo em água a ferver durante 12 minutos.

clip_image001Divida a massa em duas partes iguais e tenda-as em rolo. Enrole os rolos um no outro, com a forma de um torcido. Una as extremidades, colocando no centro do folar o ovo cozido. Deixe repousar durante mais ½ hora, pincele com a gema de ovo batida e polvilhe com o miolo de amêndoa. Pré aqueça o forno a 180º C. Leve ao forno durante 35 minutos. Depois deixar arrefecer um pouco, polvilhe com açúcar de pasteleiro.

Acrósticos

 

Páscoa

Alegria

Simpatia

Coelho

Ovo

 Amizade

Paz

Amor

Saúde

Chocolate

Ovinho

Amêndoas

TRABALHO REALIZADO PELA TURMA DO 2.ºANO A

EB1 DA SEQUEIRA

Sem comentários: