22/03/2009

Visita de estudo à E.T.A.R. de São Miguel

Dia 16 de Março, de manhã, nós (alunos do 4º ano da EB1 da Sequeira) viajámos de autocarro, para a Estação de Tratamento de Águas Residuais de S. Miguel para realizarmos uma visita de estudo.

clip_image002

clip_image004Quando descemos do autocarro e entrámos, vimos um mapa de concelho da Guarda com as respectivas aldeias e sítios onde há uma E.T.A.R.

O senhor Renato foi a pessoa que nos explicou o modo de funcionamento e também nos ensinou algumas curiosidades. Disse-nos que a E.T.A.R de S. Miguel foi remodelada no âmbito do “Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Alto Zêzere e Côa” e está dimensionada para 38.259 habitantes equivalentes, da cidade da Guarda, o que corresponde a um caudal médio diário de 7.040 m3/d, sujeito a um processo de tratamento biológico.

O senhor disse – nos também, que às vezes vinham nos esgotos: camisolas, botas, e até pneus de bicicleta. ( O Rodrigo tomou nota!)

clip_image006

Começámos a visita e vimos a gradagem – remoção dos resíduos sólidos de maior dimensão; a seguir a tamisagem - remoção dos resíduos sólidos de menor dimensão. Depois vimos a elevação do efluente às duas linhas de tratamento da ETAR.

clip_image008

clip_image010

clip_image012

Subimos umas escadas e vimos a a desarenação /desengorduramento – remoção das areias e gorduras. Era uma máquina que tinha um braço que se podia chamar desengordurador ou raspador, que arrastava as gorduras para um buraco.

clip_image014

Seguimos para a Vala de Oxidação, composta por vários “tanques” onde as bactérias se alimentam da matéria orgânica e a transformam em matéria mineral. Vimos também que umas precisam de oxigénio e outras de azoto.

clip_image016

A seguir vimos um decantador primário para remoção dos sólidos em suspensão; depois o secundário que fazia a recirculação de lamas ao Tanque de Arejamento e remoção das lamas em excesso.

clip_image018

clip_image020

clip_image022

As lamas desidratadas ficam temporariamente armazenadas num silo de lamas com a capacidade de 40 m3. Estas lamas são usadas para estrumes, que são utilizados na agricultura.

clip_image024

clip_image026

A água que resulta destes tratamentos, serve para o consumo na ETAR (água para lavagem das centrífugas, além de rega de espaços verdes e lavagens diversas, nomeadamente nos próprios órgãos de tratamento, incluindo a limpeza de escumas nos tanques de arejamento) e a outra é devolvida ao rio.

clip_image028

Nesta visita de estudo aprendemos que a E.T.A.R. trata as águas residuais e que devemos ter muita atenção às coisas que colocamos no esgoto.

EB1 de Sequeira – 4º ano

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu nunca fui a etar.Mas com o que escreveram paresia que estava na etar.

Anónimo disse...

Eu nao gostei da etar