25/03/2009

DIA DA ÁRVORE

Os alunos da Eb 1 de Rochoso, comemoraram o Dia da Árvore, fazendo várias actividades.

Para além da plantação de flores no jardim da escola e de algumas sementes de grão, batata e feijão na horta da D. Maria Josefa (auxiliar da Escola), dedicaram algum tempo à produção de textos sobre o tema: “Uma árvore feliz!”

clip_image002

clip_image002[11]

Certo dia, fui passear pela floresta e encontrei uma árvore feliz.

Ela perguntou-me, sorridente:

- Como te chamas?

- Eu chamo-me Jéssica. E tu? Tens nome? - perguntei-lhe eu curiosa.

- O meu nome é Júlia, mas as pessoas amigas tratam-me por árvore feliz. – disse-me ela.

A árvore feliz perguntou-me:

- Queres fazer uma festa para comemorar o Dia da Árvore?

Eu respondi-lhe:

- Sim, quero participar na tua festa, pois eu sei que vai ser muito bonita!

Então, a árvore feliz pediu-me ajuda para organizar a festa. Enviámos folhas de todas as cores como convite para as árvores e também para as pessoas adultas e crianças que viviam perto dali.

Todos aceitaram o convite e foram à festa do Dia da Árvore. A festa foi tão bonita!

No final da festa, reparámos que a floresta estava toda suja. Nem queríamos acreditar!

A árvore Júlia disse-me:

- Jéssica, como é possível? Está tudo tão sujo!

Eu respondi-lhe com tristeza:

- Não te preocupes, havemos de arranjar uma solução!

Como solução, voltámos a convidar todas as árvores e todas as pessoas adultas e crianças e obrigámo-las a limpar tudo. Depois conversámos com elas e compreenderam que a árvore feliz, para ser feliz, precisava de sorrir ao ver tudo limpo à sua volta.

Desde esse dia, as pessoas tornaram-se amigas da árvore Júlia e fizeram-na ainda mais feliz!

Produção de texto elaborada pela aluna Jéssica Pina (4.º ano)

Sem comentários: